quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Encontro de jovens (S.Mamede)

E hoje reunimo-nos pela primeira vez, a primeira vez em que todos estávamos por Amor!

Tanto que eu rezei por este encontro... Para que tudo fosse feito por Amor, para que estivessemos em nome d'Ele e Ele estivesse no meio de nós!

“Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles”
(Mt 18,20)

Nada é pequeno se for realizado por amor. Nenhum gesto de amor, nenhum testemunho, nenhuma colaboração em nome de Jesus, nenhuma oração comum é privada de sentido e de valor, se responde à vontade de Cristo que todos seus discípulos sejam um. Cada uma destas acções, mesmo modesta, exprime a nossa determinação em amar-nos uns aos outros, como Cristo nos amou; e pode ser igualmente um sinal eloquente, diante do mundo, frequentemente incapaz de reconhecer a presença de Deus ou indiferente aos seus desígnios.

Cântico: “Vem Espírito de Amor”
Oração Ecl 3, 1-8

Ao lermos este texto bíblico, vemos que para tudo existe um tempo certo. Deus propõe-nos, a cada dia, uma manifestação nova de si mesmo. Mas para fazer experiência de Deus, é preciso ter coragem para fazer opções.É preciso ter a coragem de morrer; de morrer para os nossos egoísmos e infantilidades; de arrancar, deitar fora, tudo aquilo que me afasta do Amor de Deus, que me afasta de uma relação de fidelidade com Ele (medos, mecanismos de defesa, auto-suficiência, orgulho, dependências, ..).É preciso ir sem nada. Só quem tem a coragem de se perder, se pode encontrar. Não é fácil, é verdade, mas no meio de lágrimas, gemidos e lutas internas, nasce um homem/ mulher novo/a. É preciso desestruturar para depois poder reestruturar. Essa reestruturação atinge as raízes da pessoa. Ela supõe uma reorganização geral das estruturas da personalidade. Agora é tempo de plantar, de curar velhas feridas, de construir, de buscar, de guardar, de paz. É tempo de rir, de bailar, de amar. O caminho é longo e precisa de decisões coerentes que incidam directamente na vida e se concretizem em gestos e atitudes correspondentes. É impossível acreditar, de verdade, naquilo que não se vivencia a cada dia. É preciso aprender a tomar decisões na solidão da própria intimidade com Deus, e a vivenciá-las... Quem opta assim, sabe que a sua opção é apenas uma resposta cheia de gratidão e de simplicidade.

Desta vez fui eu que preparei o encontro.. Conto com a vossa colaboração das próximas vezes, para o fazerem!

7 comentários:

Joana Constantino disse...

Realmente é preciso ter uma força tão grande, para teres esse teu tempo precioso e essa luta constante de seguir os chamamentos de Deus. Sinto que cativas a ti própria mas quando alguém se aproxima de ti ainda cativas mais... Parece que é algo que vais transmitindo aos outros que realmente devemos de fazer o mesmo. E realmente isso sente-se muito. Sim sei que também nós devemos de conseguir preparar um encontro tal como tu. E realmente só aparece quem realmente quer reservar aquele tempo pa estar com Deus. Foi muito produtivo e foi mais um dos momentos que não seram para esquecer, mas sim para viver.

Beijinhos Rita e continua assim :D

Marco Jacinto disse...

Não posso deixar de dizer que de certa maneira foi bom mas dificil e ainda não está acabado com esforço dedicação e confiança em DEUS iremos consseguir...
Estive a pensser talvez eu consseguisse ter alguma ideia semelhante á tua mas não sei como começár...Enfim se não começar não acabo....
Há umas horas soube de saber que conheço mais uma pessoa na qual nós vamos fazer o possiel para que a palavra de Deus lhe fique bem lá dentro e bem guardada (espero eu)

Que a mutivação de Deus esteija com todos nós....

Marco Jacinto disse...

Que mutivação, onde tinha eu esta cabecinha para escrever tanta bacurade em tão poucas palavaras ....(em relação ao coment anterior, é que nem me dei ao trabalho de ler novamente)...

Anônimo disse...

É muito bonito ver que cada um de nós é convidado a semear, mas pertence a Deus fazer desabrochar e crescer.
Que a semente colocada em nossas mãos possa crescer e dar muito fruto.
Com amizade
Ana Cristina

Ritinh@ disse...

Querida Joana!
Estou impressionada....
Só agora te estou a responder...
E neste momento estou um pouco em baixo, não estou com força para nada... e ler este comentáriio que escreveste...enfim! Não é a mesma Ana Rita.. talvez até seja, mas num dia de chuva... claro que o Sol está sempre lá em cima, nós é que nem sempre o procuramos!

Ah, e vou corrigir uma coisa que disseste... vocês não devem preparar um encontro como o meu!
Primeiro, porque não irão conseguir... Porque Deus manifesta-se através de nós de diversas formas, Ele é muito criativo e original...
O que prepararem será sempre diferente, nem melhor, nem pior DIFERENTE :D

Beijinho grandeeee
até qauinta, novamente!

Ritinh@ disse...

Olá Marco!

Vamos conseguir? O quê? Tens bem definido o objectivo, ou meta? Já sabes em que é que precisas da ajuda de Deus?

Cá eu, estou bem confusa.. não sei o que é suposto conseguir/conseguirmos!

Beijinhooo :)

Ritinh@ disse...

Irmã Cristina, é realmente bonito!
é um desafio aliciante, crescer,a ajudar a crecer e ver crescer :)