quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Eu venho Senhor, para fazer a Vossa Vontade..!


Livro de 1º Samuel 3,1-10.19-20
O jovem Samuel servia o Senhor sob a direcção de Eli. O Senhor, naquele tempo, falava raras vezes e as visões não eram frequentes. Ora certo dia aconteceu que Eli estava deitado, pois os seus olhos tinham enfraquecido e mal podia ver. A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel repousava no templo do Senhor, onde se encontrava a Arca de Deus. O Senhor chamou Samuel. Ele respondeu: «Eis-me aqui.» Samuel correu para junto de Eli e disse-lhe: «Aqui estou, pois me chamaste.» Disse-lhe Eli: «Não te chamei, meu filho; volta a deitar-te.» O Senhor chamou de novo Samuel. Este levantou-se e veio dizer a Eli: «Aqui estou, pois me chamaste.» Eli respondeu: «Não te chamei, meu filho; volta a deitar-te.» Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois até então nunca se lhe tinha manifestado a palavra do Senhor. Pela terceira vez, o Senhor chamou Samuel, que se levantou e foi ter com Eli: «Aqui estou, pois me chamaste.» Compreendeu Eli que era o Senhor quem chamava o menino e disse a Samuel: «Vai e volta a deitar-te. Se fores chamado outra vez, responde: «Fala, Senhor; o teu servo escuta!» Voltou Samuel e deitou-se. Veio o Senhor, pôs-se junto dele e chamou-o, como das outras vezes: «Samuel! Samuel!» E Samuel respondeu: «Fala, Senhor; o teu servo escuta!» Samuel ia crescendo, o Senhor estava com ele e cumpria à letra todas as suas predições. Todo o Israel, desde Dan até Bercheba, reconheceu que Samuel era um profeta do Senhor.

«Jesus saiu; foi para um lugar solitário e ali Se pôs em oração»

4 comentários:

Anônimo disse...

A Palavra de Deus do dia de hoje é de facto muito sugestiva.
Que o Senhor encontre em nós disponibilidade interior para dizermos em cada dia:
"Fala Senhor que o teu servo escuta"

Luz disse...

... e cada um pode fazê-lo de diversas maneiras, pois muitos são os dons e todos eles diferentes, e Deus dá-os a quem quer, como quer e quando quer..
Contudo é importante uma atitude de escuta e de simplicidade, como Eli, que de tão simples e puro nem entendia quem o chamava.
Não entupamos o nosso coração e o nosso pensamento com barulhos e coisas que ocupam muito e pouco valem. Como já dizia o Pe. Zé Querido " o Bem não faz barulho, e o barulho não faz bem ", e temos tantos barulhos no nosso dia-a-dia, tantos deuses falsos, tantas correntes douradas que nos amarram e magoam que nem imaginamos...
Libertemo-nos de tudo isso. Mesmo que aos poucos, mas façamos essa limpesa.
E quem pensar que uma vida sem "barulho" não tem graça nem faz sentido, desengane-se, e ponha os olhos em ti, um Eli de hoje que nós conhecemos, com quem falamos, que amamos e tocamos. Alguém terá coragem de dizer que a tua vida não tem sentido nem é sentida com alegria e certeza que o Pai do Céu te ama? Quem não gostaria de ser assim?
É uma felicidade imensa que brota do coração ver os Dons com que Ele te presenteou e que tu sabes pôr a render, porque escutas e O segues na tua simplicidade que brilha e encanta. Obrigado Senhor!
No caminho, quando fores bem lá à fente, porque é lá o teu lugar, não te esqueças de olhar para trás e puxar por nós que somos um bocadinho mais lentos no andar... mas sentimos orgulho do teu voo.
E que faças sempre a Sua vontade!
Deus te abençoe.

Gostei tanto de te encontrar!- és um verdadeiro presente, mesmo que na rua e de fugida..
Grande beijinho e um abraço,
Luz

* O abraço é um laço dado com o braço e o coração * (do caderno da escola do meu sobrinho Daniel. Lindo, não é? )

Ritinh@ disse...

Olá "Anónimo"...

São tantas as vezes que não nos demonstramos disponíveis para acolher, e somos surdos..!

Ritinh@ disse...

Olá querida Luz!!!
só agora é que estou a responder aos comentários do blog.. (1 mês depois!!! Que vergonha)
Mas vamos sempre a tempo..

Temos tantos barulhos no nosso dia-a-dia, tal como diz.. é bem verdade!
E às vezes fugir, não é fácil..

Oh Luz, olhe que eu não sou assim...
Nem sempre mereço o amor imenso que o Senhor me tem! Tantas vezes questionou: "Porquê?´"
E também, por vezes me deixo abater, e esgoto-me com coisas insignificantes...
Mas sei que Ele toma conta!

Desculpe a minha ausência..
Tenho andado tipo "barata-tonta"..
O meu avô continua no hospital (há ja um mes), a minha avó esta num lar no Cadaval, o meu pai foi hoje operado à vesícula... enfim.. isto tem sido um "vai-vem"...
Não tenho parado, para tentar chegar a tantos lados..
Amanhã, em principio vou para o Encontro de Taizé no porto...

Ah, um grande abraço desses do Daniel :)
Um laço dado, com o abraço e o coração!
Beijinho
Ana Rita