quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Vida que transborda

Estes dias têm sigo bem grandes!

Queria deixar também aqui uma marca... Uma marca de algumas coisas tão bonitas que me têm acontecido!

1- Ora, esta semana vivi um episódio com uma funcionária da escola, no Bar, que na altura me deixou boquiaberta (por ter sido inesperado, e até me ter deixado um pouco desiludida), mas que mais tarde nos fez largar um sorriso, e no dia seguinte até nos cumprimentámos :)

2- Estou a frequentar um Curso Bíbilico, agradeço esta experiência tão bonita que estou a viver, o aprofundamento da Palavra...

Deixo aqui algumas palavras...
* Deus não comunica coisas.. Deus comunica-Se a Si mesmo, à humanidade!
* Só confrontando-nos com Deus, é que podemos encontrar nas palavras humanas, a Palavra de Deus.
* "O meu alimento é fazer a Vontade de Meu Pai"
* "Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender por agora." (Jo 16, 12)

3- O pai está de volta a casa, para uns dias de repouso.


4- Quarta-feira fui surpreendida por um telefonema inesperado, mas muito bom! Identificou-se como "Miguel".. "Hum, qual Miguel?"- perguntei eu. Ele respondeu: "O teu antigo colega da catequese!". Percebi quem era, e ele muito contente confirmou a sua presença no dia 6 de Fevereiro.. no convívio do VAMOS VER SE PEGA! :-) Hoje, fui novamente surpreendida por novas confirmações! É sempre bom sentir que o número de sementes recolhidas pode aumentar..!

5- Ontem dei uma Aula de Psicologia, em conjunto com 4 colegas! Fiquei feliz, porque correu mesmo bem! O tema era a influência social (normalização, conformismo, obediência e inovação).. tirei as mesas da sala, as cadeiras, coloquei mantas, e ficámos todos no chão..Explicámos a matéria de forma acessível, com exemplos da vida prática... os meus colegas (não são os da minha turma, porque eu tenho psicologia com outra turma) intervieram bastante! No fim, entreguei uma frase a cada um que tinha indirectamente a ver com a aula, e fizemos o jogo do novelo de lã, em que cada um partilhava a frase que lhe tinha calhado (eu fiquei com a frase: "TOCAMOS EM POUCAS COISAS, MAS DEIXAMOS SEMPRE AS IMPRESSÕES DIGITAIS") e se comprometia a não ter medo de marcar a diferença, e expressar as suas convicções.. mesmo que isso causasse estranheza aos outros, por não ser "normal", e socialmente aceite...Antes de saírem da sala, entreguei uma fitinha a cada um para colocarem no pulso, que dizia: "NÓS NÃO QUEREMOS SER NORMAIS... MAS VERDADEIROS!"


Notei que a professora estava muito feliz com a aula, e até me convidou para dar mais aulas de Psicologia... (Eu sempre quis dar uma aula de filosofia ou psicologia!)

Foi desgastante, mas muito positivo, porque eles entraram no esquema e participaram muito.. e no final, a turma partilhou o que achou... disseram que a aula foi muito interactiva, que aprenderam todos os conceitos, sem que nós "despejásssemos conteúdos", e disseram que saíram com vontade de marcar a diferença, de afirmar a sua posição, e não se conformar com a opinião dos grupos em que se inserem, que muitas vezes não é correcta, ou a melhor...Era esse o meu objectivo, é esse o meu objectivo... levá-los a reflectir acerca de si e dos outros!

Fui feliz, sou feliz assim.. porque..

"Feliz é aquele que transforma as suas horas vazias em sonhos..


6- Hoje foi o Encontro do Secundário dos Alunos de Moral! Este dia merece algumas palavras, que tentem de alguma forma expressar aquilo que sinto.. um misto de alegria e tristeza.. sim, tristeza! Fui a única aluna da minha escola no Encontro! Foi com muita alegria que lá estive... mas ao mesmo tempo, ao olhar para outras escolas, nomeadamente Peniche (em que 90% das pessoas têm Moral) instalou-se em mim um sentimento de "tristeza", por me sentir tão "sozinha", na minha escola, nesta luta, :

"Deixa por onde fores caminhando, brilhante sinal da tua bondade!"
(lema da Moral, em Peniche!)

2 comentários:

Mucha disse...

..e por te sentires sosinha eu digo... #"Eu e Deus Maioria Absoluta"#....

Ritinh@ disse...

EU E DEUS MAIORIA ABSOLUTA!! :)