quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Encontro do Secundário: alunos de Moral

E porque o dia de hoje merece ficar para a história, e quem sabe pode ser referência no futuro... aqui vai uma reflexão mais profunda acerca do Encontro do Secundário, destinado aos "alunos de Moral"!
Quando soube que a minha escola não iria participar, por diversos motivos, fiquei um pouco desanimada... mas não desisti! Por vezes há espinhos bravios nos nossos caminhos, que nos podem impedir a passagem... mas MORAL ajuda-nos a ver mais longe, a ter um olhar mais confiante e profundo sobre os acontecimentos!
E eu, que sempre dei um valor enorme a esta disciplina, jamais pensaria faltar a esta actividade!

Para minha felicidade, a escola vizinha acolheu-me, e fui com eles até Peniche para participar no encontro..!
A nossa chegada a Peniche foi em grande!

Não posso deixar de referir o modo como os alunos desta região nos acolheram! Tocou-me muito... A alegria de sermos alegremente recebidos com sorrisos espontâneos. Quanta beleza humana contida na simplicidade desses actos. E no entanto eles tornam-se cada vez mais raros, mesmo em ambientes onde apenas a amizade e a compreensão deveriam imperar.
Coube-nos também a nós a tarefa de receber o Externato Cooperativo da Benedita, e lá partimos juntos: Peniche, Torres e Benedita, para o auditório onde iríamos permanecer o resto do dia.

A minha alegria foi grande, ao chegar e rever tantos rostos amigos da Lourinhã... tantos bons momentos que passámos juntos em actividades! E o FML!!! Que saudades... continua igual, dificilmente mudará!

MORAL NO SECUNDÁRIO, FAZ SENTIDO?!

Será que faz sentido?!

Na minha opinião, depois do painel da manhã, poderia ter surgido um tempo de debate que incluísse partilhas de experiências e reflexões entre alunos...

Impressionou-me, e achei muito bonito, o testemunho da Presidente da Associação de Estudantes da Escola de Peniche, que "obviamente" é aluna de Moral!

Após diferentes testemunhos, do Pe. Paulo Malícia do SDER, de um professor de Moral, três alunos, um Enc. de Educação, do prior de Peniche, de dois Presidentes do Conselho Executivo de duas escolas... Surgiu então, a apresentação da MISSÃO SERVIR! Foi uma partilha da parte dos alunos de Peniche, muito enriquecedora...

Chego ao final do dia contente, contente por saber que há escolas onde os alunos, os professores, e o Conselho Directo estão unidos nesta missão de formar pessoas. Contente por saber que eles são muitos, mas mais do que muitos, eles estão unidos, e não estão sozinhos... então se quiserem podem fazer TUDO! Porque os alunos de Moral em Peniche são a maioria, porque eles vão a pé a Fátima, porque eles procuram incessantemente Deus na sua vida, porque eles vivem na busca do papel que Ele tem nessa vida, porque eles fazem festa... Porque os alunos de Moral na Lourinhã são o máximo, porque eles marcam a diferença, porque eles são pessoas, porque eles são ACTIVOS!

Parabéns!

Mal eu imaginava que teria de subir ao palco, para dançar kizomba!!! Veja-se lá! Já não basta não gostar de dançar, é logo KIZOMBA! Ao chamarem um aluno de cada escola, pensei que me safava, e nem se lembrariam de mim... Porém, o apresentador notou a ausência da "aluna resistente e que era a única da sua escola"! Enfim.. lá teve de ser! :)

E agora questiono-me! Que posso eu fazer, numa escola onde quase não se sente a presença desta disciplina (só para não dizer que não se sente)? Que posso eu dar? Durante todo o encontro estas questões assaltavam-me.. o ambiente que me rodeava era todo ele bonito! Mas, e amanhã?!
O que posso eu fazer para levar a "Moral" à escola? O que posso eu fazer para levar este Encontro à escola? Moral faz sentido!!!

Queria fazer um apelo às escolas que têm muitos alunos de Moral: "Não desistam! Sejam felizes, e levem aos outros essa felicidade. Vocês são responsáveis pelas vidas dos que vos rodeiam... Levem o vosso calor, a vossa união, a vossa vontade de se dar, a outras escolas! Para que "Moral" desperte e floresça mais sentimentos de bondade!"

Um agradecimento muito especial a todos os alunos que participaram, principalmente aos de Peniche que tão bem nos demonstraram O SENTIDO DA MORAL; aos professores envolvidos e que todos os dias abrem mão de suas próprias vidas ao serviço dos alunos; aos directores das escolas que fomentam a inscrição na disciplina e se preocupam em formar pessoas com valores; e por último, um grande grande agradecimento ao professor de EMRC, e colegas da minha escola vizinha por me terem proporcionado um dia tão agradável :)

Sim, vamos empenhar-nos na COLIGAÇÃO! A partir do dia de hoje pode surgir algo muito interessante! FORÇA!

Vejam mais sobre o Encontro nos seguintes sites:

8 comentários:

disse...

Rita, vocês podem ser poucos mas bons! Não desistas...!

As escolas viizinhas gostam de te acolher! Foi brutal o encontro! :D

Gostei de te ver lá! :)

Beijinhos

Anônimo disse...

O máximo que podes fazer
é seres tu mesma...
é fazeres a Vontade de Deus...
o resto acontece por acréscimo.
Com amizade
Ir. Ana Cristina

Anônimo disse...

Oh Rita Libório que bonito texto*.*
foi um dia daqueles. nunca mais me vou esqueçer do imagem da tanta gente que tem moral junta. estamos habituados as nossas escolas em que quase nao sabem o que é a disciplina de moral. Saí da minha realidade para ver que afinal a disciplina nao 'morreu' como pensava.Chegar alí e ver tanta gente da nossa idade que acredita no mesmo que nós foi fantasticoooo e motivante para espalhar pelos nossos que faz sentido ter moral!

acredito na nossa coligaçao de socesso ahah

Rita Libório, vamos mudar o mundoo, um dia :D

bjinhos Inês

Ritinh@ disse...

Querida Bé!

Hum, desistir..?! Por enquanto não..

Obrigada pelo acolhimento :)
Sim, foi mesmo fantástico!!!
Gostei tanto!!
Gosto tanto de vocês, Lourinhã **

Ritinh@ disse...

Olá Ir. Cristina..

O "máximo" que posso fazer é ser louca d'Aquela Marca, não é verdade? :P

eeheh

Beijinho!

Ritinh@ disse...

Oh Inês Alves!!!
Que bonito comentário *.*
Eheh!

Tanta gente de moral, ao molho :)
Na minha escola, ninguém acredita!
burros, precisam de ver.. e mesmo assim colocavam em dúvida!


MORAL FAZ SENTIDO!!!
Olha lá, avancem com o projecto de coligação.. a tua turma é mais consistente que a minha xD!

Inês, todos os dias podemos mudar o mundo..!

Beijinho!
Ana Rita

Rúben disse...

Olá :)
Sou 100% aluno de Moral da ESP e fiquei sem palavras. ADOREI mesmo o teu tópico, acho que é lindo. Calhei a pesquisar no google por "Encontro Moral Secundário" e logo na primeira página apareceu-me o teu blog. Desde a primeira palavra até ao fim, fiquei completamente colado ao ecrã... Muito bonito, mesmo!

Não tenhas vergonha, não desistas, porque "ALUNO DE MORAL UMA VEZ, ALUNO DE MORAL PARA SEMPRE!"

P.S.: Amanhã vou sugerir ao professor de Moral (Chico) e de certeza que vamos todos ler isto, porque é um acto mesmo bonito :)

beijinhos.

Ritinh@ disse...

Olá Rúben!

Fico feliz por teres passado por este cantinho, e ainda mais, pelo facto de teres comentado!
é sempre bom receber resposta aos textos que escrevo...


em primeiro lugar, PARABÉNS por seres aluno de Moral! Sei que para ti não faz sentido congratular-te por este feito, visto que é "normal" ter moral.. mas aqui para estas bandas, torna-se cada vez mais raro... e por isso, fico feliz sempre que encontro um aluno de Moral :)

Como aluno de Moral de Peniche, tens uma resposabilidade acrescida :P
ajudar a que esta disciplina não acabe, nas escolas onde ela mal é visivel...

é uma tarefa muito dificil, mas muito possível..
o ser humano é capaz de influenciar e de se deixar influenciar com muita facilidade... resta sermos "nós" fazermos por ser a influência que leva os outros a inscrever-se em Moral..
Uma sugestão... penso que seria muito interessante, que voceês fizessem uma actividade em conjunto com outra escola que tenha poucos alunos em Moral.. pode ter um impacto muito positivo.. (por exemplo, com a minha escola! ehe)

Aguardo uma resposta, e mais uma vez agradeço-te!
Beijinho,
Ana Rita