segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

As voltas que a vida dá

Às vezes a vida dá voltas tão difíceis de entender...
Às vezes encontramo-nos em espaços onde não nos imaginaríamos...

E eis que tudo questionamos...

E como se não bastasse deparamo-nos com pessoas que há muito não víamos, e que se encontram em situações tão difíceis que só isso nos choca..

E depois, o sentir que apesar de todo o sofrimento, apesar de todos os que choram, apesar do todos os que não encontram sentido para a vida... existe um mundo lá fora! Existe um mundo egoísta e aparente que excluí aqueles que não se encaixam nos padrões!
Sentir que a rotina está lá, que a rotina acontece mesmo que nós não façamos parte dela.. que a rotina dos outros continua mesmo que tantos parem, simplesmente porque não aguentam mais!

E então apetece gritar: "STOP!
Olhem à vossa volta, olhem à nossa volta... Há quem precise de nós!"
Enfim... hoje apetece-me gritar tanta coisa ao mundo!
Foi um dia muito grande e dói-me muitíssimo a cabeça...

Depois de um fim-de-semana em Lisboa, ora no hospital com o avô, ora em casa da avó... entra o meu pai de urgência no hospital!
Durante a minha hora de almoço fui ao hospital vê-lo... e deparei-me com uma colega do básico, que também lá estava (por motivos diferentes)... custou-me tanto! Doía-me escutá-la... saber que estava com uma depressão, que por vezes nao tinha consciência de si e se cortava... que já tinha chegado a um ponto em que não "se" sentia! E no meio de tudo isto, os "amigos", que ela pensava ter, afastaram-se, até gozando com algumas das suas atitudes... os pais também pouco apoio davam... Eu já não a via há cerca de 6 meses, altura em que ela já não estava bem e que eu bem tentava estar com ela, e ajudar no que estivesse ao meu alcance... entretanto, a vida tomou contornos que não imaginava!

E como o mundo "lá fora" não pára, chegara a hora de sair do hospital e ir para a escola... Havia um trabalho de grupo marcado, precisavam da minha ajuda para treinar a apresentação e, como tal não poderia faltar!
E que "grupo de trabalho"... duas colegas com uma depressão, uma que já tinha tentado o suicídio, tal como a sua mãe... Outra, a ser acompanhada pelo psicólogo devido a tantos problemas, nomeadamente às tentativas de suicídio do pai...
Enfim, depois do trabalho ainda dispendi mais uma hora a falar com uma delas... e posso dizer que foi muito bom! Todos os rostos têm pessoas dentro, por detrás de cada máscara está uma pessoa... é pena que tantas vezes transpareça a máscara...

À noite voltei ao hospital, mas o meu pai estava a fazer exames... não estive com ele!

E amanhã é um novo dia, com aulas, com trabalhos.. e eu tenho tudo acumulado! Tenho 6 textos de opinião por fazer, tenho trabalhos de casa pendentes, para não falar dos testes que estão a chegar, e todos de seguida!

(A melhor coisa do dia foi um convite para ser professora de EMRC!!! Precisam-se prof's de EMRC e telefonaram à minha prof. de EMRC do SDER, para perguntar se ela conhecia alguém com perfil para dar aulas de Moral. Bastava que tivesse o 12º ano concluído e que reunisse todas as outras condições necessárias. A minha professora falou de mim, disse que eu era a única pessoa que encaixava no perfil... Mas que infelizmente eu não tinha o 12º ano concluído! Ela contou-me isto... fiquei estupefacta! Nunca pensei... Além disso, era algo que eu realmente gostava de fazer... dar aulas de EMRC!!!)


E tenho mesmo de ir descansar...

4 comentários:

Mucha disse...

....enfim Deus popõem novas situações todos os dias, a toda a hora a todo o minuto...que isso fáça de n´s melhores pessoas....que ELE nos guie onde quer que estejamos, e que ELE nos ajude a ir pelo melhor caminho......(as melhoras do teu Pai.....)

Alex Fernandes disse...

Oh Rita, como tu és tão especial para todas as pessoas?
És mesmo boa ouvinte e estás sempre pronta a ajudar! Não páras, só mesmo quando "caíres para o lado".
És uma grande lutadora e uma grande amiga de todos :)

As melhoras para o teu avô e para o teu pai! E espero que fiques bem também!
Fico muito feliz por ti por ir dares aulas de EMRC! Tu tens muito perfil para isso!

Continua com essa força de vontade de enfrentar tudo.

Ritinh@ disse...

Olá Marco..
Obrigada por tudo!
O que faz a Vida bela, são as propostas de Deus.. e o nosso Sim, a nossa entrega a elas..!

Ritinh@ disse...

Olá querido Alexandre..

Um dia também hei-de cair para o lado... às vezes já caio para o lado, para a frente, para trás..! É bom ter sempre Alguém que ampare as quedas!

Atenção, eu não disse que ia dar aulas de EMRC :)
Um dia, talvez!