sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Um novo ano lectivo começa…

O recomeçar de tantas coisas, e tantas outras que damos por finalizadas, interrompidas…

No início do ano é tempo de fazer previsões, estabelecer objectivos, gerir prioridades…

Este é para mim um ano muito importante… um ano de escolhas e decisões (como todos o têm sido!)... Mas sinto que este será diferente (MAIOR!)..

peripécias
*** Na aula de Economia, a nova professora pediu que preenchêssemos um inquérito! Assim o fizemos, ela recolheu e pediu que explicássemos oralmente a razão que nos levou a dizer que determinada disciplina era a nossa preferida, e que curso queremos tirar na Universidade..

Ora bem! Mais uma vez meti-me em trabalhos! Então não é que coloquei como disciplinas favoritas: FILOSOFIA, EMRC E PORTUGUÊS??! E estou numa área de Economia! Obviamente que esta situação foi considerada “anormal” por parte da professora…! Toda a turma disse que queria tirar curso de economia, e eu para parecer um pouco mais “normal” (ou “anormal”) como quiserem entender, subscrevi!

*** Em Área de Projecto, o professor também pediu para preenchermos um inquérito de 7 páginas! Fiquei fascinada :) Aquelas respostas permitem que ele nos fique a conhecer... "Qual o maior sonho da tua vida?"; "Qual a pessoa que mais admiras (de qualquer época!)?"; "Qual a qualidade que mais gostas num amigo?"; "O teu maior defeito".. enfim, imensas perguntas como podem imaginar!

*** Como vos tinha dito, inscrevi-me em Filosofia... mas a disciplina não abriu, por falta de alunos (pelos vistos fui a única aluna da escola a optar por filosofia)! Sendo assim, lá fiquei com a Sociologia! E não é que o professor que me dá Sociologia, é professor de Filosofia??! Estou tão feliz! Gosto imenso dele, da forma como expõe o seu pensamento, das questões que suscita, dos debates interiores que proporciona! Ontem foi a aula de apresentação, hoje fizemos teste diagnóstico, e já tive mini conversas bem interessantes com ele! Espero que continue assim! Sinto-me tão bem naquelas aulas!

"Uma razão importante para estudar filosofia é o facto de esta lidar com questões fundamentais acerca do sentido da nossa existência. A maior pate das pessoas, num ou noutro momento da sua vida, já se interrogou a respeito de questões filosóficas. Por que estamos aqui? Há alguma demonstração da existência de Deus? As nossas vidas têm algum propósito? O que faz com que algumas acções sejam moralmente boas ou más? Poderemos alguma vez ter ustificação para violar a lei? Poderá a nossa vida ser apenas um sonho? É a mente diferente do corpo, ou seremos apenas seres físicos? Como progride a ciência? O que é a arte? E assim por diante.
A maior parte das pessoas que estudam filosofia acha importante que cada um de nós examine estas qestões. Alguns até defendem que não vale a pena viver sem a examinar. Persistir numa existência rotineira sem jamais examinar os princípios na qual esta se baseia pode ser como conduzir um automóvel que nunca foi à revisão.

Podemos justificadamente confiar nos travões, na direcção e no motor, uma vez que sempre funcionaram suficientemente bem até agora; mas esta confiança pode ser completamente injustificada: Os travões podem er uma deficiência e falharem precisamente quando mais precisamos deles. Analogamente, os princípios nos quais a nossa vida se baseia podem ser inteiramente sólidos; mas, até os termos examinados, não podemos ter a certeza disso.Contudo, mesmo que não duvidemos seriamente da solidez dos princípios em que baseamos a nossa vida, podemos estar a empobrecê-la, ao recusarmo-nos a usar a nossa capacidade de pensar. Muitas pessoas acham que dá demasiado trabalho ou que é excssivamente inquietante colocar este tipo de questões fudamentais: podem sentir-se satisfeitos e confortáveis com os seus preconceitos. Mas há pessoas que têm um forte desejo de encontrar respostas a questões filosóficas que representem um desafio."
Nigel Warburton - Elementos Básicos de Filosofia, ed. gradiva, Lisboa, 2.ª edição.

20 comentários:

Mucha disse...

Respostas não tenho tálvez palpites que, enfim saem apenas da minha infertil imaginação todas essas perguntas serão difisseis de responder se as complicarmos mas ainda assim se descomplicarmos podem tornarçe em uma grande baralhada, não digo é mais nada que o que eu acabei por dizer foi uma "baralhada"....
Bom aida assim continu-o a achar que são todas perguntas dificeis de responder........

dream* disse...

Ena! só questionários!
Que giro... Também vou ter sociologia no 1º semestre! :D
Beijinho!*

Anônimo disse...

Sabes....não passas por anormal por ter escolhas diferentes do normal! Até acho bastante normal nem todos termos os mesmo ideais! Se todos fossemos iguais o nosso mundo seria uma grande chatice.

Como podes ver, quando queremos muito uma coisa ela acaba por realizarse. Talvez ás vezes não seja da forma que nós queremos. Como aconteceu contigo em relação a Filosofia! Agora tens um professor que te ensina sociologia mas também que te ensina (talvez indirectamente) filosofia nas mini-conversas que tu afirmas ter com ele! Devemos ter esperança que os nossos desejos se realizem...eles realizam-se muitas vezes mas podem camuflados e nós não conseguimos reparar neles! Mas tu estás atenta e consegues dar por eles! Que a tua curiosidade nunca acabe!

Bom ano!

Anônimo disse...

Um novo ano lectivo começa... Uma nova oportunidade... E todos os dias, quando acordamos, Deus dá-nos essa nova oportunidade... não é fantástico!!??
Sónia,pddm

-Joana disse...

Bom ano lectivo!

Alex Fernandes disse...

Que peripécias, meu deus!
Desejo-te um ano lectivo fantástico, porque sei que este ano é muito importante para ti!
Em relação aos questionários, aconteceu-me o mesmo! Muitas perguntas, umas pessoais, outras muito interessantes...
:)

-Joana disse...

Obrigada Ritinha ;)
Eu ando no nono, e tu?

Ritinh@ disse...

Bem, Marco!!!
Que autêntica baralhada :D

Ritinh@ disse...

Sim, Dream!
é realmente giro, o facto de nos deixar ainda mais confusos!!!

-Joana disse...

Querida Ritinha, como deves compreender não queria divulgá-lo na internet. E tu, andas em qual? ;)

Ritinh@ disse...

Olá querido "Anónimo" (de anónimo não tens nada! eheh):

Em primeiro lugar quero agradecer-te o facto de provocares este comentário...
Eu sei que uma pessoa que constantemente tem escolhas diferentes dos padrões normais (impostos pela sociedade, como normais), ou seja, escolhas anormais... é por vezes vista como uma pessoa "anormal", visto que foge à "norma", aquilo que é comum!
Sendo assim, tenho todo o gosto, todo o prazer em ser "anormal"...
Num grupo em que a maioria tem atitudes "normais", mas que eu reprovo, por não fazerem parte da minha escala de valores.. então, a melhor opção é mesmo lutar pelos meus ideais...
E se Ele for o meu/nosso ideal de vida, então muitas das nossas escolhas não serão normais (visto que a maioria não agirá da mesma forma)..

Sim, Filosofia não abriu.. mas sim Sociologia! Não foi por acaso.. agora compreendo e faz todo o sentido!
"Permanece junto de mim, ora e vigia, ora e vigia!"

Mas acredita que às vezes sou tão burrinha, e não consigo reparar nesses tais "sinais camuflados", como lhes chamaste...

Obrigada por tudo, acima de tudo por seres quem és!
Beijinho
Ana Rita

Ritinh@ disse...

Querida Irmã Sónia :D
é de facto fantástico o que esse "acordar" todos os dias nos proporciona!

A partir do dia 27, espero então conseguir aparecer aí um dia :D
Sinto saudades..

Beijinho grande
Ana Rita

Ritinh@ disse...

Obrigada Rainbow :D
Já te enviei um mail, para o gmail!

Beijinho***

Ritinh@ disse...

Eheh Alexandre :)
Obrigada, igualmentee!
Decerto que nos iremos cruzar imensaaaaaas vezes!

Questionários, são sempre "questionários" :D

Beijinho grande

Bé disse...

Desejo que tenhas um excelente ano lectivo!

Esse questionário devia ser mesmo interessante! :D

Mas as escolhas nao nos tornam anormais!
Ah, e não dês demasiado valor ao que os outros pensam!

Beijinho e bom ano!

Ritinh@ disse...

Desejo que tenhas um excelente ano lectivo!

Queria Bé :D
Sim, era interessante, mas preferia ter ficado com ele, do que devolvê-lo preenchido ao prof!

Quando falei em "anormal" e "normal".. talvez me tenha explicado mal..
Anormal, é precisamente o contrário de "normal".. As nossas escolhas caracterizam-nos, obviamente que aquilo que somos se traduz naquilo que fazemos e pensamos..
Logo, se temos atitudes, escolhas que se desviem dos padrões sociais, não somos pessoas "normais".. sendo assim somos "anormais" xD
Mas não estou preocupada com isto!
Muito menos com o facto de poder ser "anormal"! LOL
Gosto de ser quem sou :)

Beijinho para ti tambem **

Mariana B disse...

Eu sempre disse: és menina de Humanidades... desde que não voltes a escrever hie-de em vez de hei-de!!!
Não perdes nada em seguir aquilo que gostas; não é por estares em economia que não podes seguir filosofía, ou direito, por exemplo. o que interessa em sentirmo-nos bem com as atitudes que tomamos, mesmo que as outras pessoas não concordem (é a nossa atitude não a delas, mas devemos sempre aceitar todos os comentários bons e maus e dexarmo-nos "levar" por uma boa sujestão, mas não quando essa sujestão pude intreferir com aquilo que gostamos).
Qual seja a tua escolha eu vou cá estar para te apoiar, mesmo que não concorde.
Ah e não te esqueças que tens facilidade para todas as disciplinas e podes optar por um curso diferente a qualquer altura!!

P.S. já estou a aprender a fazer "testamentos" hem (mas os meus nunca chegarão aos calcanhares dos teus!!).

Ritinh@ disse...

Ena bem, Mariana! Essa tua capacidade de me surpreenderes, voltou a surpreender-me! eheh **

Obrigada pelas dicas que me deste...
Sim, eu irei seguir..
a qualquer momento tudo pode mudar, e a prova disso é bem evidente!

Também fico feliz por dizeres que me apoias.. mas não me apoies se tomar uma má decisão xD
Avisa-me, para que não caia..!

Obrigada pelo teu testamento, bem melhor que qualquer um dos meus :D

PS- Ah, e gostei da tua ideia! Amanha vou optar por um curso diferente.. vou esoolher filosofia, EMRC, portugues, sociologia, teologia, e hum.. pode ser mais outra à escoha da escola!
eheh

Beijinho grandeeee para ti, da "alface" **

Mariana B disse...

Vais esoolher ou escolher??? Ai o prtuguês...

Acho que os sites me deviam contratar para visionadora de erros, uma espécie de dicionário (ainda um pouco incompleto)que ia corrigindo os erros!
(e não vale dares a resposta de "Ah isso. Era para ver se estavas atenta!", eu não cair nessas balelas, minina Ritinh@...)

Ritinh@ disse...

Aaha Mariana :)
Dei outro erro que tu não detetaste! Vê lá se consegues (LOL)

EStás oficialmente contratada por mim!
Mãos à obra, caçadora de erros!
Beijinhoooo