sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Formação de Catequistas

"Senhor,
Tu me chamaste a ser catequista
na Tua Igreja,
na Tua comunidade,
que também é minha.

Tu me confiaste a Missão
de anunciar a Tua Palavra,
de denunciar o pecado,
de testemunhar, pela minha própria vida,
os valores do Evangelho.


Não recuo diante do Teu chamamento.
É pesada, Senhor, a minha responsabilidade.
Mas, se me escolheste, confio na Tua Graça.

Caminharemos juntos, Senhor,
Tu, apoiando-me, iluminando-me;
eu, colocando-me à Tua disposição,
à disposição da Igreja,
preparando-me e actualizando-me para ser mais,
para servir melhor o Teu povo.


Faz-me Teu instrumento,
para que venha o Teu Reino,
Reino de Amor e de Paz,
de Fraternidade e Justiça,
Reino onde Deus será tudo em todos.
Ámen."
Mensagem nº356 ; Secretariado Diocesano da Educação Cristã



Olha lá, achas bem?! Ainda sou tão pequena, e já me lanças assim? Não queres pensar melhor no assunto?! É que se insistires, eu só posso responder que "SIM"..
Sim, rendo-me..! Com a confiança de uma criança lanço-me nos Teus braços de Pai..
Que não haja barreiras entre nós.. Disponho-me nas Tuas mãos como argila moldável!
Que neste ano de catequese, sejas Tu em mim!

8 comentários:

Francisco Lopes disse...

Olá Rita!

Deus não escolhe quem quer ou quem pode! Estudos dizem que Maria tinha à volta de 12 anos quando Deus a chamou para ser Mãe do Salvador! Ser catequista é grande responsabilidade mas tu és capaz! Acredita em mim quando digo isto porque já me ajudas-te muito antes de seres catequista por isso agora sendo catequista não só vais ajudar mais pessoas como também as ajudarás melhor! Não fiques assustada! Ele nunca te abandonará! Pede-Lhe ajuda! Eu também te posso ajudar se quiseres ou tiveres alguma dúvida, mas Ele sabe-lo-á melhor do que ninguém!

Considera-te sortuda! Não é toda a gente escolhida para transmitir a Palavra d´Ele assim desta forma. Deduzo que irás ficar com uns dos primeiros anos da Catequse por isso vais ver que não é complicado! A minha avó também é catequista do primeiro ano na Lourinhã! Ela também te pode ajudar! Se quiseres podes treinar comigo antes de começares a sério... :)

Fica bem Ritinha e não desistas do que estás a ser chamada! Entrega-te a Ele e Ele se entregará a ti!

Força! ;)

Alex Fernandes disse...

Parabéns Ritinha!!! Vais ser catequista. Espero que os teus catequizandos se relembrem da catequista e de tudo o que aprenderam. :)
Um beijinho e espero que corra tudo bem!

Mariana B disse...

Vais ser catequista???
Interessante!!!
(vou ter pena dos meninos que te vão ter de aturar, eheh).

Mudando de assunto, concordo plenamente em deixares-te levar pelo chamamento do Pai... os seus desejos são ordens (mesmo que outros seres humanos possam ser prejudicados... eheh).

Boa sorte não te vou desejar paciência porque sei que tens muita (só para me ajudares a matemática...)

Beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ritinh@ disse...

Olá Francisco

Lembrei-me de uma coisa, a propósito da tua frase inicial...
Deus não escolhe aqueles que têm mais tempo livre..! Qual o sentido dele escolher os mais "ocupados", quando há pessoas com menos para fazer?! Precisamente porque os mais ocupados, têm sempre mais algo a dar :) Os que tem muito tempo livre, queixam-se de estar ocupados..!

Ser catequista no fundo é "apenas" testemunhar com autencidade Jesus Cristo... E que grande missão!
No fundo é isso que tento fazer todos os dias, até com o meu "respirar"...

Deduzes muito mal.. não foi ficar com o primeiro volume, mas sim com o último volume de catequese! Como aqueles que se prepararam para confirmar o seu "Sim" a Cristo..!
Mas não estou sozinha neste caminho... há mais duas catequistas no barco! E essas sim, estão aptas para tal missão :)
Eu apenas estou lá..

A tua última frase é bem bonita...

Ritinh@ disse...

ehehe Alexandre!
Vão lembrar de certeza..!
Vou andar o ano todo a chateá-los, tal como te chateio a ti :)

Ritinh@ disse...

Olá Marianinha***

Hum.. sabes vou dar catequese a "meninos" da minha idade praticamente.. sou uma jovem entre jovens!
Um desafio muito aliciante :)

Estás com muita piadinha, com o humor em alta! Eheh...
Sou assim tão tão tão chata? :P
Acho que no fundo, querias era ser minha catequizanda.. Confessa lá!

Ah... nem me lembres as horas que perdi contigo e com a matemática!
Estou a brincar, podes contar sempre!
E este ano estarei novamente em força, pronta a ajudar-te no bicho do exame final de 9º ano!

Beijinho..

Alex Fernandes disse...

Rita,

tu não me chateias (até parece que não sabes disso)
és uma querida e eu é que penso que a ana rita libório dura para sempre :) para sempre não, mas por muito tempo (não te assustes).
Obrigado por tudo.
Tens um miminho no meu blogue!
Beijinhooooos! :D

Ritinh@ disse...

Querido Alexandre :D
Quando falo em chatear é no bom sentido! ehe!

A ana Rita libório não dura para sempre.. mas será sempre!

Beijinho grande* OBrigada!