domingo, 13 de setembro de 2009

"Descansai um pouco"

Um dos presentes que recebi ao chegar da grande viagem a meio mundo, foi-me dado pela querida ms!
Uma simples e bonita frase: "É bom ter-te de volta", acompanhada de um texto que me assenta tão bem! Foi feito à minha medida... Obrigada querida ms por partilhares comigo!


"Descansai um pouco"

"A nossa relação com o tempo é uma aprendizagem difícil. Do tempo que passa depressa demais àquele que parece ter a lentidão da tartaruga estamos sempre em busca de um tempo ideal. Confundimos o urgente com o essencial, queremos a eternidade para alguns momentos e a rapidez para outros. E no meio das escolhas que fazemos, o tempo para descansar é o que mais sofre. Tem um certo ar de desperdício, de oportunidade perdida, de tempo improdutivo, e, contudo, sem descanso não é possível viver bem.
O descanso não é apenas dormir, e só isso já seria importante pois os especialistas dizem que dormimos pouco e mal. Lembro-me como a Bíblia está cheia de sonhos em que Deus fala e revela projectos para humanidade, mas hoje dificilmente nos encontraria em sonos repousantes. Já ouvimos dizer que o dormir é uma “arrumar” da biblioteca de pensamentos e sensações que povoaram o nosso estar acordados. Precisamos absolutamente desta alternância de dormir e acordar, como o nosso planeta precisa do dia e da noite. Mas descansar é mais do que dormir. É saborear o tempo como presente para nós e para os outros, é contemplar o que até julgamos conhecer só porque é visto todos os dias, é reaprender a olhar e a ouvir, é saborear o gosto de pensar e de dialogar libertos da guerra do “ganha ou perde” em que se transformam tantas conversas do quotidiano. Sem descanso facilmente nos transformamos em máquinas, cumprimos horários e atingimos objectivos, mas empobrecemos como pessoas. Julgamos evoluir e, simplesmente, perdemos aquele gosto do viver que é aceitar não dominar nem ser dono de tudo.Descansar é também passar das mãos fechadas da posse às mãos abertas da gratuidade. E vislumbrar no último desejo, “descansa em paz”, dito e escrito com dor e saudade, um tempo de plenitude e graça que é dom absoluto de Deus! Bom descanso."
Padre Victor Gonçalves

(E este texto tem tanto a ver com a tarde de hoje... as prioridades, os planos, os objectivos!

Estou muito agradecida... ajudou-me tanto!)

6 comentários:

Marco Jacinto disse...

É verdade todos temos de descanssar, por mais fortes que o sejamos temos de parar e descanssar, olhar para trás e penssar que de todo o que fizemos, temos a certeza de que o fizemos bem talvez penssando no que poderemos vir a fazer......lol....isto tudo a propósito do descansso....

"Que todos nós descanssemos em páz"

Ritinh@ disse...

Marco,
Ficará a ressoar para sempre!
A PAZ DE CRISTO ESTEJA CONTIGO!

A paz permite-nos o descanso...
"Todos vós que andais cansados e oprimidos, vinde comigo e Eu vos aliviarei!"

Um ano lectivo cheio de paz para ti*
Beijinho
Ana Rita

dream* disse...

Sim... é importante descansar, nesta vida acelerada que hoje em dia toda a gente leva! Bom texto ;)

Ritinh@ disse...

A quem o dizes, Dream...

Anônimo disse...

A rotina....o stress diário....tudo males que nos afectam e que nos impossibilitam de descansar em paz! O mundo dá-nos uma injeccção de stress quase todos os dias e nós desanimamos e ficamos "malucos". O nosso cérebro pensa em tantas coisas hoje em dia que não tem tempo para dizer: «estou cansado, preciso de um dormir repousante!» O tempo que dormimos é com certeza importante mas o que também importa são as coisas que nós guardamos dentro da nossa cabeça e que, quando são más, não nos deixam dormir em paz...De que nos serve dormir 12h se há um mal que nos atormenta? Por isso, se queremos ter uma vida descansada devemos pensar maioritariamente em coisas boas e não ficar obsecados com as coisas más que acontecem no nosso quotidiano!

Dorme Bem Ana!

Francisco

Ritinh@ disse...

Bom dia querido Francisco :)
Tenho dormido maravilhosamente bem!
Não me sinto afectada pelo rotina, e ultimamente nem pelo stress... aprendi a saborear muito melhor as coisas pequenas que a vida nos proporciona, sem ter relógio :D

Sim, tens toda a razão, tantas vezes que o nosso cérebro nos engana, ou pelo contrário, seremos nós a enganá-lo???

Não há nada como uma noite em paz, e ela só acontece se estivermos mesmo em Paz, se a soubermos colocar nas mãos do nosso Senhor!

Ena, dormir 12h xD!!!
Isso é buéeeeeee***

Um bom fim de semana para ti, e um óptimo Dia do Senhor!!!

Beijinho grande da amiga Rita