segunda-feira, 15 de março de 2010

Futurália 2010

“A Vida é tua. Descobre o teu caminho!” foi o lema da Futurália, na passada sexta-feira..

Parti... apenas para não ficar quieta à espera que a vida me trouxesse as respostas! Parti, como se fosse encontrar algo (no fundo eu até suspeitava que não)... Parti, ansiando por algumas certezas.

No fundo, eu sabia o que lá ia encontrar. Só não sabia era como, e onde me ia encontrar a mim lá no meio...

Se trouxe respostas? Algumas, sim. Daquelas que basta pesquisar na internet. Daquelas respostas que são iguais para toda a gente.
Quanto às respostas que queria, essas não as encontrei. Porquê? Ora, porque ainda não tinha chegado a altura... Se me incomodei? Inquietei-me, sim!
Ver tanta faculdade junta, tanto curso, tanto jovem, tantos papeís, tantas informações, tantos conselhos... E no meio disto, no meio de tantas dúvidas, não ter palavras. Apenas receber os papéis, as informações, e agradecer, porque não há como recusar..!

Contudo, se valeu a pena?
Sim, tudo vale a pena se a alma não é pequena...
Conheci a Maestrina Joana Carneiro. Porque nada é por acaso. Num auditório que supostamente deveria estar cheio para assistir a uma palestra dela, só estava eu. Eu, a Joana, e os pais dela. Sim, é isto mesmo! Mal sabia o que me esperava... A palestra transformou-se numa conversa muito interessante, diria mais, enriquecedora. Não conhecia esta jovem maestrina, actual directora musical da Orquestra Sinfónica de Berkeley (Califórnia), nem a sua família, mas foi uma enorme alegria...

Ela questionou-me sobre as razões que me levavam a estar ali, surpreendendo-se com as minhas respostas, e com as questões que levantei, as quais no final me agradeceu, dizendo que tinham sido importantes para ela ....

Num clima de descontracção partilhámos experiências de vida. Respirei da sua profunda simplicidade.

Joana Carneiro, que nos últimos 15 anos dirigiu algumas das melhores orquestras do mundo, explicou que toca um "instrumento extraordinário", composto por humanos: a orquestra. "Confiança, fé e imaginação" são as receitas para um futuro que será "com certeza, muito bom", diz.

2 comentários:

dream* disse...

O meu curso estava lá! :D

Marco disse...

~FUTURÀLIA~
Sai delá tão baralhado e sem certezas de nada apenas com a muchila cheia de palpelada que já li em casa e que me deixa com incertezas, no que seguir, ou se fircar não sei mas a vida não vai parar e vai com o vento e temos tudo a dar e a não perder tempo...mas..antes de tudo tenho de penssar no teste de amanhã nem com cábulas me irei safar...