sexta-feira, 12 de junho de 2009

Ser Sal, Ser Luz...

Era terça-feira…

… a noite aproximava-se e um grupo de jovens, consciente ou inconscientemente, voluntária ou involuntariamente preparava a bagagem para partir..! Para partir… mas porquê, para quê, para onde, por onde, com quem?! Na verdade, eram poucos os que se interrogavam, e muitos os “conformados “ que apenas iriam partir porque fazia parte do “contrato”… Porém, não imaginavam eles, como este “contrato” se iria transformar num livre compromisso de SER… De ser o quê, afinal?!



Estávamos todos no local de encontro com o Senhor Bispo D. Anacleto, que nos saudou e interpelou com a sua expressividade que depressa despertou a atenção de todos, pela sua acessibilidade e interioridade… Bem, o que mais nos impressiona na Bíblia?! De inicio estavam todos um pouco inibidos... mas depressa várias respostas saltavam, e foi muito importante pois aguçou a curiosidade de muitos! Decerto que quando chegassem a casa iriam à procura dessas passagens na Bíblia :D

Depois do “Até sábado” do Senhor Bispo, foram formados grupos de 5/6 elementos que teriam de responder a 3 perguntas:
“O Sal faz lembrar…”
“ A Luz faz lembrar...”
“O que necessitamos para que tudo corra bem..?”
Nesta altura, não imaginávamos como iria ser a evolução do grupo nas partilhas… e alguns de nós estavam prestes a cair na tentação de desanimar… O quê?! Desânimo?! Ali?! Nem pensar! Mal sabíamos nós o que nos esperava... a forma como iríamos ser surpreendidos…
Nesta altura, o Sal e a Luz ainda eram quase falados como algo pertencente à imaginação, algo utópico… algo que não nos comprometia..!
A oração pessoal e comunitária antes da subida para os quartos... O agradecimento pelo dia que o Senhor nos tinha dado gratuitamente… A noite bem dormida, para uns mais longa, para outros mais curta..!

O Sol raiava e um grande dia esperava por nós.. Era quarta-feira.. Dia do Anjo de Portugal!
“Como é que eu me vejo?
Como é que os outros me vêem?
Como é que Jesus Cristo me vê?”
Colocámo-nos então diante d’Ele e pedimos que Ele nos fizesse descobrir quem éramos…
Afinal, quem somos? Volto a questionar! Quem somos? Somos aquilo que o Mundo nos atrai a ser, somos aquilo que os outros acham que somos, ou Somos quem Somos…?! Só depois de sabermos quem somos, podemos então perguntar: “Quem és Tu?”
Precisávamos do coração disponível…
E o “Salmo de um coração disponível” ecoou..
Ainda ecoa… ainda ecoam algumas palavras no intimo de cada um..
“O Senhor pôs o Seu olhar sobre nós. Ele conta connosco! Para devolver a Luz onde há escuridão, para construir entre todos a Civilização do Amor… Temos de Ser Sal.. Sal para dar Sentido à Vida. Sal, porque sem ele a comida não é agradável.. Sem Jesus a Vida torna-se insípida… O Cristão tem um papel muito importante.. tem sempre algo a dizer! Nós queremos ser Sal que dê sentido à felicidade do Mundo!”

De seguida, cada pessoa e depois cada grupo preparou o seu salmo.. um hino de louvor, preces…
A partilha na capela foi surpreendente, mas ainda havia muito para dar..! As palavras ainda eram palavras…
A tarde iria ser Grandiosa… a tarde poderia ser decisiva para muitos… estava nas minhas mãos, estava nas tuas mãos, estavam nas nossas mãos deixar que a Palavra tocasse! Não imaginavas o que se seguia, pois não?! Nem eu!
“Quem é Jesus Cristo, afinal? Um conjunto de doutrinas, uma personagem do passado, alguém que fazia milagres, e ajudava os outros? Ou, alguém que está VIVO entre nós… que está vivo e Ama a cada um e a todos?!
A caminhada em silêncio... em silêncio para alguns, outros ainda não tinham percebido que estava na altura de ir mais fundo, de procurar mais longe, o tesouro brilhava nos recônditos da nossa alma…
Paragem nas Ruínas de Penafirme! Foi mesmo uma paragem… paragem de tantas coisas..!
A proposta era que fizéssemos um exame de consciência para posteriormente nos confessarmos!
“Rita, confessar?! Para quê? Não entendo o sentido! Nós não temos pecados, não matamos nem roubamos...!” Como foi importante a forma como me interpelaram..! Fico feliz se vos ajudei de alguma forma… Talvez não tenha conseguido transmitir-vos… mas a Irmã Mafalda salvou a situação! Ainda se recordam (claro que recordam!) da história do David, da Sílvia, e da Francisquinha?! E Deus para nós… é tão ou mais importante do que a Francisquinha o era para o David?! Então, se Ele for tanto para nós e em nós, todas as nossas acções serão uma oferenda permanente! E aí entenderemos que algo que a nós parece um erro insignificante, para Ele que nos Ama tanto, é causa de tristeza… Mas o Amor é sempre mais forte! E Ele conta connosco para recomeçar, e ajuda-nos sempre a levantar!
E com tudo isto... era para ter sido das primeiras a confessar-me e fui a ÚLTIMA! O Senhor trocou-me as voltas, fico muito feliz, muito muito feliz! Porque cresci imenso convosco naquele tempo, naquelas partilhas…
À noite alguém me agradecia a disponibilidade… Estávamos ali todos para isso, mesmo! Para a disponibilidade! A qualquer momento, a todo o momento somos precisos... somos chamados! Temos mesmo de estar disponíveis… E se ali estávamos era porque Ele nos tinha chamado, chamado a todos e a cada um! Porque nos Ama a todos, não duvidem! Arrisquem também a Viver por Amor!
Até ao momento de me confessar, muito iria acontecer! Novas conversas, desta vez mais “particulares”, com pessoas especificas que vieram ter comigo com “interrogações”.. Grandes Conversas! O Senhor ia despertando consciências, lenta e lentamente… ia despertando corações...
E em cada arrependimento, a Festa no Céu foi aumentando... aumentando!
E culminou num banquete..! Banquete esse em que todos tomámos parte, em que nos unimos à Festa do Céu, ao Senhor da Festa!


A boleia de volta a casa, foi muito boa :D

Depois do jantar, que alguém nos tinha preparado com alegria, partilhámos entre todos como estava a ser o encontro, o que mais nos tinha marcado… Foi muito, muito importante! Tomámos consciência de pequenas grandes coisas que podem vir a mudar muito na nossa vida!
À noite… a vígilia de oração.. da escuridão para a Luz! “Na nossa escuridão, acende Senhor a Tua Luz de Amor, a Tua Luz de Amor!”


Jesus convida-nos a ser Sal da Terra e Luz do Mundo! A unção crismal fortalece-nos para responder ao convite de Jesus… E nós? Ousamos assumir um compromisso fiel?! Pedimos-lhe que nos ajude a estarmos mais atentos aos Seus Sinais, a termos confiança no Seu Projecto de Amor? A sermos cada vez menos aquilo que achamos ser, aquilo que os outros acham que somos.. mas a sermos cada vez mais d’Ele?! Arrisquem! “Jovens, não tenhais medo!” Ele conta comigo, contigo, connosco!

Hoje, (ou melhor ontem!) foi-nos dada a oportunidade de celebrar com toda a paróquia, O CORPO DE CRISTO! De Cristo que se entregou por nós, e que se entrega a cada dia... Que cada um de nós também se ofereça...

Vamos continuar, juntos, esta caminhada?!
De que forma?!


Toca a partilhar!

P.S.- Tinha prometido a mim mesma que iria dedicar cerca de 5 minuntos a fazer este texto.. porque estava muito cansada e preciso de descansar.. Porém, os minutos transformaram-se em horas, e as linhas em parágrafos!
Ah, e ainda não acabou! A parte II virá amanhã! Vou já, já dormir...
Sabem que podem contar sempre comigo, naquilo que vos possa ajudar, ou simplesmente com a minha presença...

8 comentários:

Anônimo disse...

Alegro-me profundamente com a tua vivência destes dias...
Que o Senhor continue a realizar em ti a sua obra, certamente que o Espírito Santo ainda a vai tornar mais bela.
Com amizade
Ana Cristina

Marco disse...

Sem duvidas estás de parabéns. Pois este comjunto de letras forma um belo texto que nos faz refletir sobre o que elaborámos no retiro que também nos faz penssar no Sal e Luz ... de cada dia...
Enfim continuas de parabéns pois tu foste a pessoa que fez a diferença neste terminar de uma etápa e continuar a vida dentro do Ser, Sal e Luz....


Marco Jacinto

(p.s. espero parte II esto curioso)

Ritinh@ disse...

Ir. Ana Cristina!

A sua alegria une-se à minha, à de todos nós, e decerto há uma grande Festa no Céu!

Confio que o Espírito Santo me vá fortalecendo na tomada dos meus "sim's"...

Com amizade
Ana Rita

Ritinh@ disse...

Querido Marco!

É uma felicidade enorme receber este teu comentário!

Em primeiro lugar porque foste o primeiro a comentar... e faz todo o sentido! Todo o sentido...

Em segundo lugar, porque ler as tuas palavras fez-me recordar o que me disseste na noite de Quarta feira... E a resposta que eu te dei enquanto subíamos as escadas..
Não foi um discurso, não foram palavras ditas, não é um conjunto de letras que formam um belo texto...
É Ele que está, é Ele que vive em ti, em mim, em nós... É Ele que nos Ama, e como o Amor é belo, assim o são as palavras que O traduzem (que expressam muito muito pouco!)...
Ser Sal e Luz! Fico contente acima de tudo, por te ter feito pensar :D Muito contente!

Oh querido Marco... Não imaginas a minha ALEGRIA.. Eu fui a pessoa que fiz a diferença? Eu mal vos conhecia.. não conhecia quase ninguém, e confesso que quando cheguei estava desanimada por ver que muitos estavam ali "obrigados"... e as coisas foram acontecendo... fui-me apercebendo de como ainda era possível mudar tanto!
E assim foi... senti-me e sinto-me muito feliz.. por vos ter ajudado nesta etapa... neste começar, Marco! Começámos uma etapa!

Que o Espírito Santo te fortaleça na tua missão de ser Sal e Luz para os outros..
Nunca te esqueças que o Cristão tem sempre algo a dizer...

Um grande grande beijinho para ti,
Da amiga Ana Rita

Anônimo disse...

Ana estás de parabens... por teres sido crismada e por teres escrito este texto!!
Está espectacular!!
Sem duvida que este foi um grande retiro...!! È tão bom mudar.mos a nossa rotina diária e participar-mos num retiro como este...
Estes momentos são mesmo bons para reflectir-mos e estarmos em "ligação" com Deus... Foi mesmo mesmo bom!!!
Quero repetir muitas mais vezes retiros como este!!
"GRANDA CENA MARADONA"

Cumprimentos,
Tiago Santos

Ritinh@ disse...

Olá Tiago!

Agradeço a tua partilha...
Este foi um dos vários retiros, em que espero que estejamos todos juntos!

A caminhada não acaba aqui!
Força!

Beijinho
Ana Rita

Joana Constantino disse...

Olá querida Rita :D
Demorei tempo a comentar mas aqui vai ele :)
Realmente este retiro foi um dos que me marcou muito mesmo.

Ser sal e ser luz...

Mas afinal o que é isto?
É realmente o verdadeiro caminho, aquilo caminho que vamos seguir, aquele ser que todos queremos ser!

Dois dias dos quais convivi e partilhei tudo o que senti na verdade, dias de grande preparação.

Foste daquelas pessoas que conseguiu abrir o corçao de muita gente, foste muito especial.

Continua assim, porque sei que irás conseguir.

SER LUZ, SER SAL

Beijinhos grandes

Ritinh@ disse...

Oioi Joaninha :D

Chegas muito a tempo... chegas sempre a tempo..!
O tempo tem o tempo que tu queiras que o tempo tenha! eheh ** E lá me ponho com filosofias :D

Queremos mesmo ser, e seguir este caminho?! é um caminho nada fácil.. não é a opção mais fácil, nem a mais "normal"! Seremos loucos o suficiente para querer ser Sal e Luz! Onde há tanto a corromper o bem... etanta escuridão.. Seremos nós capazes de fazer a diferença?!
Eu espero bem que sim.. eespero sinceramente que SIM!

Mais do que abrir o coração de muita gente, abri o meu coração.., depois o Senhor tratou do resto :D
Mas não imaginas a alegria que me deu.. que Ele me deu.. que vocês me deram!
O segredo está mesmo no dar.. Há quem pense que dar custa.. Nunca experimentaram "DAR" então..!

Agradeço a força que me deste para continuar!
Beijinho grande
Amiga Ana Rita