sábado, 6 de junho de 2009

Nostalgias e afins...

Hoje, escrevo sobre "ontem"...!
Divido o dia de ontem em quarta partes...

A manhã, momento de "até um dia destes".. momento de balanço sobre o ano lectivo que finda...! Ficou o meu silêncio... em vez das palavras que poderiam ter ecoado..!

“Às vezes é preciso respirar fundo e esperar que o tempo nos indique o momento certo para falar e então alinhar as ideias, usar a cabeça e esquecer o coração, dizer tudo o que se tem a dizer, não ter medo de dizer não, não esquecer nenhuma ideia, nenhum pormenor, deixar tudo bem claro em cima da mesa para que não restem dúvidas e não duvidar nunca daquilo que estamos a fazer”. Margarida Rebelo Pinto

Ainda a aula de "Moral" do 7ºano.. Aquela turma é mesmo especial... Todos eles, individualmente! Gosto tanto daquelas aulas...

De tarde, a chuva trocou-me as voltas... e acabei por chegar até à Biblioteca Municipal..!
Mesmo bom :D
"Estive" com duas pessoas realmente especiais...
Querida Sara, obrigaste-me a reflectir imenso acerca do "futuro"... Confesso que ainda me deixaste mais confusa.. e agradeço..! Muito obrigada!!!
Marina, há quanto tempo... já estava farta de estar sentada, e decidi apenas levantar-me e dar uma volta de 1 min... essa volta foi o suficiente para te ver! Para a próxima, com mais tempo.. espero!

Ao entardecer, as "Graças" pelo dom da Vida do nosso Prior (Pe. Paulo)...
"Não somos nós que fazemos os anos, são os anos que nos fazem a nós!"
E por último.. a noite..!
Não imaginava o que me esperava... mesmo..!
Sendo uma verdade que "o tempo não traz de volta o que o tempo leva", por vezes é bom ir renovar o passado. Percorrer locais que em tempos habitámos... Entrar neles lentamente, quase em reverência. Pisar o chão devagarinho, para não acordar o presente. Sorrir ao vazio em conforto melancólico. E apesar de tudo o que o tempo ali mudou, saber ainda refazer cada passo, reconhecer cada momento passado em cada sala, a árvore que falta, saber ainda das alegrias, do lugar dos medos, escutar as gargalhadas, os passos, o roçar das malas e dos casacos como se naquele momento connosco se cruzassem. Invisível observadora, como sempre o presente o é no passado, busco neste tipo de viagens temporais não os lugares, mas a mim mesma. Revisitei quem fui, relembrei um certo tipo de inocência, de optimismo e de limpidez no olhar e no final sorri a quem fui, com a maturidade e a sabedoria do presente...
E cada corredor que percorria, novas lágrimas secas me inundavam a alma.. Rodei todas as maçanetas, nenhuma cedeu à minha vontade..! Foi melhor assim... já era tarde e tinha medo de me perder em mim, e de ali ficar... ali, em mim...

6 comentários:

dream* disse...

Mas um dia bem ocupado, pra variar um bocadinho... :P
pronto já tá LOOOL

Ritinh@ disse...

Nem imaginas o quanto ocupado foi...!

EStou a brincar.. não foi nada ocupado.. um desperdício total xD
Estou a brincar novamente..!

Agora a sério.. Bem.! Não fiz nada..
Andei de um lado para o outro.. cheguei ao final estafada de passear, e caminhar, caminhar , caminhar...

Valeu a pena?
"Tudo vale a pena se a alma não é pequena.." :D

Beijinho

Anônimo disse...

É bom caminhar, viajar, conhecer...
Mas a viagem mais fascinante é aquela que fazemos dentro de nós mesmos...
Como é fantástico quando temos a felicidade de encontrar o "divino hospede".
É este hospede que dá um colorido diferente à nossa casa...

fml disse...

É irresistível comentar esta frase de Margarida Rebelo Pinto: «deixar tudo bem claro em cima da mesa para que não restem dúvidas e não duvidar nunca daquilo que estamos a fazer».
Se isto é importante.. um dia destes faço uma postagem sobre esta frase..
Que ela te esteja sempre presente!
Um beijo

Ritinh@ disse...

Querida Anónima :D

Como gosto de caminhas, viajar, conhecer..!
Sem dúvida que a viagem mais fascinante, é o nosso crescer, que se traduz nas pegadas que vamos deixando.. na forma como marcamos os outros pela diferença!

Na forma como vamos acolhendo O hóspede... E como Ele nos atrai..

Ritinh@ disse...

Querido fml :D
É mesmo irresistivel! Toda a frase conseguia exprimir mesmo bem o que sentia..
Tinha preparado todo o "discurso"... estava escrito e tudo! Respirei fundo, mas o tempo não me indicou que fosse o momento certo para falar... Acho que o coração falou mais alto, caso contrário teria dito tudo aquilo..
ficou tudo claro em cima da mesa... mas na altura queria ter ido mais fundo... agora, fico feliz por não ter ido..
Afinal, nada é por acaso.. e o tempo ajudou-me a perceber que o coração tem mesmo razões que a razão desconhece...!

Que esta frase esteja sempre presente...

Beijo grande!