sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Bem Vs Mal

Bem, nao poderia deixar passar este "grande" dia, sem colocar o seguinte texto...
Cansada de repetir que "Nada acontece por acaso", tive um dia cheio de grandes coincidencias =D (como se tivessem sido coincidencias!)
Depois de uma daquelas maravilhosas aula (que toda a gente deveria e gostaria de ter!), e de uma hora de almoco em que continuei a pensar nos assuntos falados em aula, apareceu-me uma amiga com um livro que eu ja tinha anteriormente lido, e que ela tem que ler para a disciplina de Filosofia. Falo-lhe brevemente acerca do livro, abro numa pagina "ao acaso", e leio o paragrafo do meio! Claro que fiquei estupefacta, quando me deparo automaticamente com as palavras "bem" e "mal" (o tal tema que nao me largava)! Devorei aquele paragrafo, com o entusiasmo proprio de quem procura chegar a "VERDADE" (como se esta fosse possivel de alcancar, atraves de um paragrafo =D)!
Escusado sera dizer, que o tema continuou o dia todo a pairar...
Quando acabei as aulas, acompanhei uma amiga ate a Biblioteca Municipal, e decidi ficar la algum tempo... Como que por instinto, dirigi-me a prateleira de Filosofia/Religiao e requisitei tres livros, que me pareciam falar sobre o tema sobre a qual eu tanto queria ficar "esclarecida"...
Ainda mais escusado sera dizer, que depois de ter estado na biblioteca ja "gastei" horas a pensar sobre o assunto... E so nao continuo porque o "mundo" chama-me!
Em baixo, o texto de uma parte da reflexao...

Deus nao quis o mal moral em nenhum sentido, mas apenas o permitiu devido a um bem maior que aquele que se poderia alcancar impedindo-o, ou seja, nao tornando o homem livre.
Embora Deus nao quisesse o mal fisico enquanto tal, pode dizer-se que quis determinados males fisicos em proveito da perfeicao do universo.
Deus é o Ser e Bem Supremo. Se Deus é o bem, e o mal é o seu contrario e se Deus é o ser, o contrario do ser é o nao-ser, como tal, é impossivel que exista alguma coisa contraria a Deus, porque qualquer contrario seria um nao-ser. Deste modo, o mal nao é uma entidade, é simplesmente, ao ser uma privacao do bem, uma privacao do ser.
"O mal é aquilo que renuncia A essencia e tende para o nao-ser (...). Tende a fazer aquilo que é cessar de ser."
Ou seja, quem se ve privado de todo o bem, nada é, e se é algo, é porque é bom. O mal nao pode ser uma substancia, pois se o fosse, seria boa.
"o bem que existe em mim é obra Tua, um dom Teu, e o mal que ha em mim é o meu pecado" Santo Agostinho
Na expectativa de novas opinioes,
com um beijinho
Ana Rita

8 comentários:

Anônimo disse...

Exactamente, daí o inferno ser a ausência de Deus, que como dizes, nunca é totalmente possível...

Ritinh@ disse...

Rui rui =D
Depois da conversinha de ontem, vieste ao blog "ler" este texto!
hahah...

Sim..tens toda a razao!
MaS, entao se o inferno e a Ausencia de Deus, e Deus esta presente em tudo, o inferno nao existe?

Beijinho duvidoso :D
Ate amanha as 11h30, com a Voz! LOL

Anônimo disse...

Sim, quase toda a gente dá o exemplo da luz do Sol (que é Deus), se este não existisse tudo seria trevas, mas como existe existem sombras quando a sua luz é bloqueada...
Digo apenas que não existe um inferno como lugar, existe para cada um quando há a falta dele no nosso coração, quando o bloqueamos.

Ritinh@ disse...

Sim =D
Obrigada!
Beijinho para ti*
Uma boa semana!

Anônimo disse...

o mal é o contrario do bem? ou é o oposto? bem diferente =D

mesmo assim, o mal nunca pode ser totalmente comparado com o bem, visto que um é ser e outro existe.

e quando "bloqueamos" Deus nas nossas vidas, depois vamos descansar em paz? supostamente nesse "paraíso"?

beijinho

Ritinh@ disse...

OLa Andorinha =D

Hum.. em relacao a tua questao sobre contrario/oposto.. para mim e exactamente o mesmo! E para o meu dicionario tambem :D

Gostaria de ter tantas certezas quanto tu, quando afirmas que um deles é ser e outro existe....
Sera mesmo assim, tao "obvio", ou "objectivo", ou "verdade absoluta"?

Hum... acho que precisamos de alguem que nos esclareca.. que de uma maozinha!

PS- Alguem se oferece?
=D

Anônimo disse...

Eu quando falei do inferno, falo de quando estamos vivos, ninguém falou em descansar em paz... Depois de morto é outra conversa, e sinceramente nem interessa tanto...=)

Anônimo disse...

Na minha opiniao, o mal opoe-se ao bem apartir do momento em que existe o Homem, e este é livre, não é o seu contrário porque nao é possivel comparar em toda a sua parte (visto que eu acredito que o bem é e o mal existe e não é).

claro que nao é verdade absoluta pq isso n existe. não é objectivo, muito menos óbvio. Se o fosse nao havia tantas duvidas.


Quando disse:
"e quando "bloqueamos" Deus nas nossas vidas, depois vamos descansar em paz? supostamente nesse "paraíso"?"

referia-me a outra questão. quando "bloqueamos" Deus nas nossas vidas cá, depois vamos descansar em paz? Deus está ausente quando nao O queremos cá e depois? se não há inferno, vamos todos estar junto d'Ele?

beijinhos