quinta-feira, 29 de julho de 2010

18 anos, 18 horas!

27 de Julho foi o dia em que Deus me concedeu um lugar e uma finalidade únicos no universo.

Hoje, 18 anos depois não encontro palavras capazes de O louvar, nem de transmitir a minha gratidão... Afinal, talvez nem sejam precisas palavras, talvez elas só atrapalhem, talvez baste mesmo a entrega disponível... Sim, creio que sim, que basta o ECCE FIAT.

E como a vida é uma peregrinação constante rumo à morada eterna, quis celebrar os meus 18 anos, a peregrinar... Quis neste dia, agradecer junto de Maria a Sua protecção materna e as maravilhas que o Pai tem feito em mim.

Afinal, se pensar bem, foi Ele que me quis em Fátima. Foi Ele me me chamou e convidou. Eu apenas me abandonei.

Abro agora o álbum do meu coração e saboreio os momentos especiais lá contidos.

O PP que me convida para ir a Fátima, e mais ainda... convidar amigos! O rosto de cada "sim", o sorriso de cada um, a alegria verdadeira, a amizade fraterna. Foram aqueles, precisamente aqueles (Pe. Paulo, São, D.Maria do Carmo, Marta, Marco, Mariana, Micaela, Daniela)... O coração e cruz. A conversa na viagem. As lágrimas. As incertezas. A Marta Maria. "Oh Rita, tu não sabes para onde vais no próximo ano, mas estãs tão alegre, nota-se mesmo que vem de dentro. Eu não consigo!" Os gelados. A oração do terço. O saboroso lanche! A visita aos Valinhos. Os pais que vão ter a Fátima. A inesperada procissão das velas com todos!
A alegria que vem de dentro, que jorra do Alto, a fonte da verdadeira Alegria.

"Rita, a tua alegria, é a nossa alegria!". O livro. A mensagem. Madre Teresa de Calcutá.

A quantidade de ruas percorridas para encontrar um café aberto aquelas horas da noite. Entramos num, e quem lá estava?! O meu querido padrinho, o fml! Oh que alegria.. Nenhum de nós esperava! Obrigado Senhor, pelo inesperado! As novidades. A casa das Irmãs, aquela casa. A chamada de grupo, os parabéns em coro. O abraço. A felicidade. O quarto. As horas na capela. O Amor. A entrega. A confiança. O abandono. A verdade. A fidelidade. "Os justos viverão eternamente, e a sua recompensa está no Senhor." Os 3 pedidos ao Senhor. 2h. Deitar. Dormir nada.


8h. Laudes. Anel. Eucaristia com família. Encontro com o padrinho. Fotografia. Pequeno-almoço com família. Capela do Santíssimo Sacramento. Adoração. Paz. Quem lá estava?! A D.Carmen, a senhora que me acolheu na sua casa, no encontro de Taizé no Porto! O abraço, as lágrimas. A prenda. Edith Stein. "Eu sabia que a ia encontrar aqui. Tinha a certeza!" Como pode ser, Senhor? Infinitas graças te dou! As mensagens. Os telefonemas. A união. A oração. Capela da Reconciliação. O perdão. A paz. Despedida das Irmãs. Capela das Aparições. 12h30. Saída de Fátima. 18 horas em Fátima!!!
Almoço. "Tia Alice". Restaurante de infância. As manteiguinhas. A família. A lojinha. A Ig. de Fátima. A mensagem no livro. A mãe. A filha. A viagem. Cadaval. Dar um beijinho à avó. As perguntas. As lágrimas. O lanche. S.Mamede. Jantar. Bolo de bolacha com profiterroles feito pelo Fred. Parabéns. Pôr-do Sol. Noite em Santa Cruz inesperada. Pai. Mãe. Fred. Maria. Mariana. Francisco. Paula. Bernardo. A praia. A caipirinha. As conversas. O Deus de Amor. As novidades. As "discussões". Os mega abraços. 24h. Santa Cruz.


Chegada a casa. Cair de cansaço e de alegria.

OBRIGADAAAAAAAAAAAAAA Pai e Mãe do Céu! Obrigada pelas pessoas boas que colocam na minha vida... Guardem-nas no Vosso Amor!
Obrigada Mãe, Pai, Fred, Maria, Padrinho, Mariana, Marco, Micaela, Daniela, Pe.Paulo, Rosário, Rafael, Joana, Marta, D.Carmen, Ir. Laura, Avó Narcisa, Francisco, Prof. Paula, Bernardo, Sara, André, Ir. Fernanda, Ir. Mafalda, Tia Lena, Ana Meirinhos, Ir.Cristina, Avô Luís, Ir. Sónia, Ir.Célia, Ir. Natália, Tia Marta, Avó Arminda, D.Adélia, Nelo, Zizi, Prof. Cristina, Ritinha, Sofia Abelhinha, Inês Duarte, Rita Camilo, Alexandre, Ana Faria, Adriana, Prof. Vera, Prof. Luísa Nogueira, Nísia, Diana, Prima Joana, Prima Luísa e companhia, Miguel, Pe.Luís Miranda, Prof.Marta, Vanessa Etchegoyen, Mandy de Sousa, Joana Alvadia, Prima Catarina, Bárbara, Claúdia Nunes, Eliana, Elson, Estela, Catarina Constantino, Vanessa Cruz, Rita Fortunato, Inês Vicente, Catarina Barata, Rita, Diana Paz, Claúdia John, Ir. Fátima, Stephanie, Susana Gomes, Joana Gregório, Ir. Lucília, Prima Xana, Sara Fonseca, Ângela Reis, Prof. Teresa Dias, Ana, Rui Pedro, Adriana Pires, Joel Roque, Francisco, Vanessa, Ir. Lígia, Marina Balbina, Clara Sharfenstein, Raul Gomes, Ir. Laurinda, Inês Gomes.

6 comentários:

dream* disse...

Ainda bem que correu tudo mais do que bem! Fico feliz por ti!!

Beijinho!*

Mucha disse...

Uuuaaoo, quais palávras?, temos imagens,mas ainda não chega mas sim, surrisos "A TUA ALEGRIA È A NOSSA ALEGRIA" porque um sorriso é rialmente belo, porque todos os locais são belos, também existem outros ainda mais especiais e mais tocantes e reconfortantes...

Ritinh@ disse...

Sim, Dream :)
Foi um dia que marcou a caminhada que se segue... foi um marco no caminho!

Beijinho*

Ritinh@ disse...

Querido Marco!!!
Sim, as palavras não chegam, as imagens também não.. nem sequer os sorrisos traduzem a grandeza do Amor do nosso Deus!
Obrigada, mais uma vez obrigada porque também eu te afirmo: "A tua alegria, é a nossa alegria"
E a verdadeira alegria, está em sabermos corresponder ao Seu Amor, e fazer a Sua Vontade!

Beijinho!

Caixinha mágica disse...

Fico muito feliz por fazer parte desse teu dia..

Ritinh@ disse...

Também eu Caixinha MÁGICA ... também eu!