domingo, 14 de setembro de 2008

Taize...a melhor semana!

Este talvez seja o texto mais importante que escrevi ate hoje! (Não desvalorizando os outros, claro!). Estas palavras vão procurar descrever a melhor semana que vivi! Não vou conseguir, eu sei! Mas, como Agostinho de Hipona dizia: “Avança no teu caminho pois ele só existe pelo teu caminhar.”

“Em todos nós há o desejo de um futuro feliz. Mas podemos ter a impressão de ser condicionados por muitos limites e por vezes ser surpreendidos pelo desânimo. (…) Ninguém gostaria de se atolar em sonhos de uma vida idealizada. Aceitemos aquilo que somos e também o que não somos. Procurar um futuro feliz implica fazer escolhas!” (Excerto da “Carta de Taizé 2008”)
No passado dia 30 de Agosto, 44 jovens fizeram a escolha de deixar a sua rotina habitual e partir rumo a Taizé! O mais incrível nisto, é o facto de Taizé, ser apenas duas sílabas muito curtas, quase secas, que se tocam por um instante. Como uma pontuação sonora. Um nome para condensar o essencial, para expressar o indizível.
O Centro de Taizé é a Igreja, onde tudo e todos divergem, onde cada dia ali passado permite a descoberta de um novo rumo, de uma nova perspectiva sobre cada aspecto, onde temos tempo para reler a nossa vida tornando-nos mais fortes, mais crentes, mais verdadeiros… Momentos de luz; silêncios dos quais nos imaginávamos incapazes; traços de amizades anónimas; olhares que diríamos serem quase demasiado brilhantes para serem humanos. A Voz que nos diz: “Basta! Agora, precisas de um pouco de silêncio! Escuta o que te fala no silêncio. Escuta quem te fala.” É maravilhoso entender que o Senhor é Verdade como o Sol, e que nunca pára de brilhar e iluminar o nosso caminho, dia após dia!

Jamais me irei esquecer da noite do dia 31 de Agosto, passado com o grupo “OS CINCO”! (Sem duvida alguma, que foi a melhor festa, as melhores partilhas e receios, e o melhor “terço”!
As noites muitas vezes são sinal de "loucuras"...
As noites por vezes são sinal de "perdição"...
As noites às vezes são sinal de "menos vida"...

Mas aquela noite confirmou que
A noite é TAMBÉM sinal de MAIS VIDA...
A noite é sinal de NOVA VIDA...
E nos soubemos acolher todos esses sinais, e parar para os interpretar!
A noite é sempre o que antecede um novo amanhecer...

Também na noite se encontram motivos para dizer sim à VIDA…

Joana, Diana, Sofia e Cristiano, que nas "noites" das nossas vidas possamos ter sempre no horizonte a certeza da Aurora...

A noite do dia 2 de Setembro, decerto que jamais será apagada da minha memoria… Obrigado “Anjo”, obrigado Sofia, obrigado Samuel, obrigado Tiago, obrigado Tomislav, obrigado a todo o grupo! Tudo aconteceu, porque talvez inconscientemente, me sentia tranquila e em segurança, num sitio de paz, com pessoas de bem! Mas, afinal, não era bem assim…
Mas, encontrei o meu refugio… Ele não me abandonou, claro! Afinal, o Senhor não abandona aqueles em quem n’ele confiam!

Excerto do meu diário de bordo, 4 de Setembro as 22h42 na Capela:
“Por mim, passava aqui noites, noites e mais noites! Que cânticos! Línguas diferentes, confissões diferentes, mas unidas pelo mesmo Espírito, e em comum com a mesma sede. O Senhor no Centro, d’Ele vem toda a forca do Amor.
Ao fundo, o cenário laranja, os panos triangulares cor-de-laranja, a Cruz de ferro com corações nas pontas… A Cruz, símbolo de passagem e não de sofrimento. E os corações, símbolo de Amor! Do Amor eterno e não passageiro! As velas que mantém a nossa esperança acesa… As velas, a luz que e a direcção em que caminhamos. A procura da luz, tentando ser Luz, tentando dar Luz aos outros.”

Nunca eu tinha imaginado que em Taize, iria criar relações tão fortes, e conhecer pessoas tão especiais! Pessoas que transbordavam de pureza, honestidade, confiança e fé! Pessoas que iriam ser capazes, de me deixar bem gravado o seu nome no mais intimo de mim, e que contribuem bastante para a minha recordação, da primeira vez que estive em Taize!
Em primeiro lugar:
- Thank you, my Clara! I promise that I will take care of me... And of course, I’m waiting see you again, maybe in Portugal, or in Heidelberg! “Der Herr segne dich und zeige dir den Platz, an dem er dich braucht. Der Herr beschutze dich und erfulle dein Herz mit Freude.” You are so different and special! I can’t explain better, you know that you are very important for me!
- Obrigado “Anjo”, pela tua presença, vigilante a orar! Pelas vezes em que fizeste sentir segura e tranquila. Pela maca, pelo bolo e pelo queijo, que não tiveste tempo de saborear, devido ao ensaio do coro J Pelo abraço, pelos sorrisos, pelas partilhas e pelo “Ate já”!
- Obrigado fml, pela sua presença, mesmo estando longe dos olhos, não deixa de estar perto do coração!
- Thank you for my reflexion group! It was very interesting work with you! Mareike, Claudia, Emillie, Sergi, Cristiano, Anna, Julia, Melanie and Sabrina, I hope see you again!


- Obrigado, GRUPO! Um obrigado muito sincero e enorme a todos vocês! Cada um teve um papel importantíssimo e único para que possa agora dizer: “Esta foi a melhor semana da minha vida”. Obrigado por todo o vosso apoio, pelo vosso bom humor, pelos vossos sorrisos, abraços e partilhas! Existem pessoas mesmo extraordinárias, como vocês! Companheiros de caminhada, amigos de partilha, e de experiencias que nos ajudam a crescer sempre mais e melhor, em direcção ao que na Vida e essencial! Agora: “A festa continua…” Um FREE HUG para todos vocês! Que tal, um pão com manteiga barrado a chocolate? Taize, bora voltar para lá? E para já!!!


Porque esta foi a melhor semana que já vivi ate hoje, no melhor sitio onde já passei, com as melhores pessoas que alguma tinha conhecido… Porque, a noite de sexta-feira foi algo tão único e especial, tão marcante, e ao mesmo tempo tão aliviante… estar ali a volta da Cruz, onde Jesus nos convida a caminhar por Ele e com Ele, a renunciar a nos mesmos, tomar a nossa Cruz e segui-Lo. O nosso desejo que Ele esteja sempre em nos, nas nossas Cruzes e nas nossas Luzes. Em toda a fraqueza há sempre uma forca. Essa forca e Ele, Ele e o Amor!
Ir a Cruz, colocar a cabeça nos Teus pés com a mesma humildade e entrega de outros tantos que já o fizeram, aqui em Taize! Todas as dúvidas e inquietações, agradecimentos e preces, nos Te confiamos também naquele momento Senhor, nas Tuas mãos colocamos a nossa vida!
Porque as duas noites “dormidas” na capela, foram algo de maravilhoso e inesquecível… Porque o Encontro todos os dias na Crypta as 7h30 da manha era a melhor forma de começar o dia! Porque e incrível, apercebermo-nos de como aqui, tudo e tão simples, e e desta simplicidade toda que surge a grandiosidade dos acontecimentos e das situações.
Porque, a última noite me deixou de rastos… Estava muito cansada, nessa noite tinha sido celebrada a Ressurreição de Cristo, e a minha vela tinha-se apagado cedo! Depois, deste grande acontecimento, houve uma cadeia de pequenas grandes coisas, um desenrolar que não mais tinha fim… tudo tão bem encadeado, que agora pensando bem, talvez não tenha passado de um simpls sonho! Estou a brincar… e claro que foi realidade, pura e doce realidade! E Quando me dirigi a Cruz, que estava no centro da Capela, no meio… o encontro com Deus talvez tenha sido o mais…profundo!

Porque não me lembro de alguma vez me arderem tanto os olhos, das lágrimas derramadas, a garganta, dos soluços dados, e dos arrepios passados… e no meio disto tudo, o brilho de felicidade nos olhos, e a alegria das palavras que ressoavam!

Ate já Taize! Porque vais receber-me outra vez, com quem foi e quer voltar, e com quem não pode ir, mas não quer perder a oportunidade de ir ai, nem que seja apenas uma vez!

52 comentários:

Anônimo disse...

Aquela semana foi demais... Parece que ali nada acontece por acaso... Tudo mas mesmo tudo tem um sentido... Um significado... Até a nossa insegurança devido ao que se tinha passado contigo serviu para unir mais aquele grupo... Para o fazer mais forte... Para o fazer aproveitar ao máximo o que ali lhe era dado e retribuir o máximo possível...

De facto estar ali, e receber um sorriso de amizade de alguém que não conhecemos e que simplesmente vai a passar por nós é algo de realmente único e que infelizmente só vi lá... Cá continua tudo demasiado egoísta e virado para si mesmo... Mas deixemos isso por agora...

Apesar de eu não ter muito tempo para estar com vocês e de ter algumas (bastantes) preocupações com o grupo e afins, consegui apesar de tudo arranjar uma forma de aproveitar bem aquela igreja e aquele espírito religioso de taizé... Aquela igreja totalmente vazia de madrugada abria uma porta de par em par para o contacto com Deus... um contacto que, ao invés de parecer subtil como habitualmente, ali se apresentava de uma forma brutal e fantástica, onde se sentia a Sua presença em tudo... Nunca me tinha sentido assim...

E aquela missa de domingo, principalmente o final, onde me coloquei cá no final da igreja, de frente para a cruz e fiz a pergunta mais simples mas penso que a mais feita pelas pessoas que vão a taizé: "Tenho mesmo que ir embora?", mas Deus respondeu-me "As pessoas precisam de ti lá onde a minha mensagem não é perceptivel, e não cá, onde toda a gente a conhece." E é verdade... Lá tudo é espectacular, mas mais que uma união e convivio entre os cristãos, é uma preparação para o mundo que nos espera cá fora todos os dias a toda a hora, onde temos de lutar muito para que pelo menos o nosso mundo seja melhor...

Em suma, tamos lá outra vez o mais depressa possível...

Beijos Rita, e gostei muito de ir lá contigo...

Anônimo disse...

Olá Rita penso que esta semana foi marcante para todos nós!Bem afinal que vai a Taizé não fica indeferente, não é verdade? Quero-te dizer que fostes uma grande compahia para mim e penso para todos nós... Como sabemos eu não t conhecia e começamos a criar logo grandes laços de amizades, o que foi muito bom... bem quando ouver um jantar avisem! Só me resta
dizer adeus e até já ... Ficaste e ficaram sempre no meu coração. Obrigado... André

Anônimo disse...

Espero que tenhas gostado da experiência! Talvez, com o rumo que as coisas hoje tomam, não seja possível lá voltar pela mesma intenção...

Ritinh@ disse...

Ola Pedro:
Obrigado pelo teu testemunho!
Mas nao e so ali que nada acontece por acaso :) Aqui tambem, em todo o lado! tudo tem um sentido, e tudo tem um significado, nos e que por vezes andamos demasiado distraidos para compreender!

Tambem foi bom ir la contigo...comecas a tornar-te um companheiro de caminhada!

Beijinho e ate breve***

Ritinh@ disse...

Andre:
Sim, o jantar vai ser brevemente!
fico contente por teres gostado da minha companhia, eu gostei imenso de te conhecer! Tenho a certeza que ainda vamos privar mais tempo juntos ***

Um grande beijinho para ti!

Ritinh@ disse...

Anonimo Lopes:
E facil perceber que gostei imenso de ter ido a Taize! Afinal, afirmo com muita conviccao que foi a melhor semana que vivi ate hoje :)
Quanto as intencoes... tenho esperanca que Taize seja sempre um sitio de paz, como passar perto de uma fonte, e ficar saciado! Claro, que como digo, nem tudo sao rosas, mas nao pensemos nessas coisas menos boas :)

Beijinho, e nao desistas dos teus sonhos, Musico!

gongon disse...

Bem, Rita, espero k esteja td bem!!
aquela semana foi mesmo espectacular, mesmo para mim que já lá tinha ido, com muito mais gente, numa altura do ano em k se celebrou mesmo a rssureição de Cristo! pois isso deves tar a ver!! foram cerca de 7000 pessoas no fim de semana!
mas nao é essa semana k interessa! mas k é importante falar dela devido á miinha experiencia nesta semana!
ao principio parecia k não era Taizé que eu conhecia, eu ia ás orações, fazia td como dantes, mas não era o mesmo! estava a comparar com a outra semana! e não fui o único a sentir-me assim!
Mas foi bastante importante porque percebi nesta semana que não vale a pena ficarmos agarrados ao passado que já não volta, mas sim viver o presente da melhor maneira possível! e foi esta agraça que recebi nesta semana! Provavelmete não da mesma maneira que vocês! percebi isto pelo convivio com as outras pessoas! pk Dus tb se manifesta nos outros!

já agora, muito obrigado por teres escrito este texto maravilhoso, que á sua maneira reflecte realmente o k é Taizé!!

Para o ano lá estamos de novo!! lol!
Abraços, e mais uma vez OBRIGADO!

Do Gonçalo (o gajo com o gorro dos 3 pompons!)

Anônimo disse...

bem, vou ser a 1ª rapariga a comentar (visto que este blog agr ta concorrido eheh).

gostei tanto, tanto do texto! fogo, escreves mesmo bem. E depois de tudo, escreveres assim e dizeres que foi a melhor semana da tua vida...dá que pensar! Taizé deve ser mesmo bom. Estou cada vez mais anciosa por saber como é para mim estar lá.

Tiveste bueee coragem e soubeste aproveitar todos os momentos.

O melhor texto!

Anita disse...

Já te escrevi tanto sobre Taizé, sobre a maneira como tudo foi tão especial, que já nem sei bem o que te dizer...

A semana foi de facto fantástica...foi para mim um "curso intensivo" sobre tanta coisa....a mais importante delas, talvez "falar com Deus". Ver Deus nos outros, no próximo, nos problemas, nos perigos, nas dificuldades, e saber que Ele lá está. Sempre. Sem jamais duvidar disso. Saber falar-Lhe com toda a humildade, com toda a minha pequenez.

Sempre que procurei a Deus, a ve-lO e senti-lO com todo o meu ser, Ele me concedeu novos amigos, amigos fantásticos. Creio que cada um deles é um pedacinho dEle, estando Ele cheio em cada um de nós. É como se Ele me dissesse "Vieste à minha procura? Então toma um bocadinho de mim!". É quase como...se me estivesse a dar pedacinhos de pão ao longo do caminho, mostrando-me que é o caminho certo! E hoje sei, tenho em mim a certeza absoluta, de que o último pão será o Seu corpo, quando me sentar à Sua mesa!

Muito te tenho a agradecer, porque muito me ensinaste. Embora por brincadeira te chamasse irmã gémea, por termos tanto em comum, sempre senti que estás sempre muito à frente, com essa incrível Fé e alegria de viver e de sentir e de expressar...!

E hoje, agora, aqui sentada, toda riscada, cheia de farinha, das praxes características do início de mais um ano numa escola nova, tenho saudades. Mas hoje não choro, hoje não choro mais por já não te ter aqui...antes me sinto verdadeiramente feliz por te ter conhecido, por ter tido o prazer da tua companhia!! Era (e é, espero!) um grupo fantástico, o nosso...é um facto. Está certo, não está? Procurávamos a Deus, concedeu-nos estas estrelas brilhantes que nem sempre vemos...mas que nunca param de brilhar!! :D

Aguardo-te! :)
Beijinho grande grane, de uma grandeza igual à distância entre Odivelas e Taizé! xP

Margarida

Anita disse...

PS: Já te linkei, espero q n t importes!! ;D

Ritinh@ disse...

Andorinha:
Fico muito contente por teres gostado do texto..tentei descrever ao maximo! e mesmo assim, nao consegui exprimir tudo o que queria...

Sim, "depois de tudo", esse tudo que falas ocupa 1/100 no meu coracao! Nao era um pequeno episodio como aquele, que acabou bem, felizmente, que iria fazer com que a minha opiniao acerca de Taize mudassse!!!
Tenho a certeza q vais gostar imenso de la ir, e como a primeira vez e sempre a mais marcante, espero ter a possibilidade de ir contigo!
eu confio que sim...

Quanto a coragem, e aos bons momentos>>> Ele estava la!!!!

Bem, "o melhor texto"?
Que foi a melhor semana, isso foi! Agora, este? O melhor texto???

Beijinho grande andorinha!
Amanha vemo-nos!

Fico contente com a tua opcao final de hoje!

Ritinh@ disse...

Anita, Irma Gemea:
Consegues imaginar a sensacao que tive ao ler este teu comentario? Compreendes se te disser que senti um arrepio igual aquele em que na ultima noite na Capela, estavamos com a Clara, e houve troca de correspondencia?
Espero que compreendas... Tenho saudades das nossas conversas e de tudo o resto!

Nao me agradecas, penso que juntas aprendemos! Eu aprendi bastante, e tu sabes disso... E claro que nao estou a frente, minha gemea!

Sim, nao chores! Da gracas a Deus por nos termos cruzado nesta passagem por Taize, por nos termos conhecido e aprendido uma com a outra! Por termos sido as duas a falar com a Clara, a tranmitir-lhe a nossa fe! Nao foi por acaso, que fomos as duas, pois nao?

sim, o nosso grupo era o melhor! E e o melhor! Porque grupos destes com pessoas destas, ficam para a vida, para todo o sempre!!!

Continua a ser esssaa estrela para os outros, nao pares de brilhar, eu preciso de pessoas como tu, preciso de ti!

Beijinho, maior que o teu! eheh
Sempre que vieres ca avisa! Ah, e conta comigo dia 25 e 26 de Outubro em Odivelas! Quando quiseres aparecer por aqui, estas a vontade!

Gmdt:)

Anônimo disse...

Fico feliz por ti Rita e por quem te acompanhou nessa viagem a Taize por terem vivido toda essa experiência de contacto com Deus, de terem sentido, e mesmo visto todo um role de coisas fantásticas como tu descreves e os teu amigos também e que agoram consigam mostrar e ensinar um pouco daquilo que viveram e sentiram para que os outros consigam aproximar se tembém mais de Deus e reavivar a sua crença e fé para poderem "expalhar" e sua felicidade e bondade por este mundo que muita de precisa de tudo isso.

Ritinh@ disse...

gongon:
Sim, acredito que esta vez tenha sido diferente da outra! Todas as vezes sao diferentes, mas acredito que a primeira marque sempre mais, ainda por cima, se como dizes havia 7 vezes mais pessoas do que desta vez!!!

Nao precisas de agradecer! Eu e q precisava de escrever este texto! ***

Um beijinho para o rapaz do gorro (llooll, pensava que o gorro era do Diogo!) eheh

Ritinh@ disse...

Obrigado Vitor!
Es uma das pessoas com quem quero voltar la! Tambem quero que vivas um pouco do que eu vivi, para que consigas melhor compreender tudo o que senti!

Nao mudes muito, ok?
Sabes que es especial!

Anônimo disse...

ola daki lino leiria
as tuas palavras marcaram me eu indentifikei m muito com o k escreveste... adorei akilo...t5bm nao m eskeço da cruz k m abrio o coraçao... uma das imagens k m markou...eu...sim eu ali a xorar ,nao d tristesa mas d algo ineisplicavel... bjs nao tenho grand jeito para escrever mas tocou mj muito o k escreveste adorei conhecer esse pessoal d torres nao m eskeço da inundaçao d lagrimas k no domingo iamos fasendo....

la encontrei a minha fe perdida

la encontrei respostaS

continua a escrever pois tens as palavras certas para diseres asw coisas

Anônimo disse...

Hi Ana Rita,
what means "a melhor semana" ?

A great hug from the german girl who is able to comment on your blog even if it doesn't understand a word of it :)

Ritinh@ disse...

Hello German Girl!

Who are you? :) Maybe, Clara or Mareike?

"A melhor semana" means "The best week"

Thank you for your comment, and a big hug for you!

I promise that I will writte a text in English!

Anônimo disse...

Ola ritinha td bem?
Grande texto k fizes-t PARABÉNS.
Tens toda a razao foi uma semana k nunca mais me vou esquecer.
44 pessoas k nao nos conhecia-mos e fomos conhecer aos poucos.
Nunca pensei k TAIZE fosse assim tao calmo, as nossas tarefas, o silencio, as oraçoes. Nunca pensei k fosse assim. ADOREI mesmo. Foi uma semana enesquecivel. Abraços para todos estao todos no "."


P.S K venha o jantar.

Anônimo disse...

1º devo dizer que já me passei contigo! já me fizeste CHORAR! ^^,

ler este texto foi como recordar aquela sexta-feira da adoração da Cruz...foi qualquer coisa de fantástico! algo indescritível!

"A semana começou atribulada... por momentos cheguei mesmo a pensar que iamos perder aquela semana por coisas sem importância. Tive medo que não correspondesse às [GRANDES] expectativas que levei comigo naquela mochila 'roubada' à minha irmã.

Mas, sejamos sinceros, se tudo aquilo não tivesse acontecido, será que no final o 'sabor da alegria' teria sido tao gratificante? EU PENSO QUE NÃO!


FOI UMA SEMANA DE MUITAS EMOÇÕES:

nervosismo; medo; curiosidade; esperança; descoberta; procura; escuta; insegurança; partilha; etc.


QUANDO DEI POR MIM JÁ ERA SEXTA-FEIRA E EU ESTAVA ENCOSTADA À CRUZ A CHORAR !


CHORAR DE ALEGRIA

CHORAR DE FELICIDADE


TENHO QUE VOS AGRADECER A TODOS <3


obrigado por terem feito parte da semana mais feliz da minha vida,

obrigado por existirem,

obrigado por serem quem são,

obrigado.


são nestes momentos que descobrimos pessoas espetaculares, cada um com os seus defeitos, é certo, mas ainda assim ESPETACULARES!

ADORO'VOS TANTOOO <3

que estupidez...ainda só passaram umas horas desde que não estou convosco e acho que já estou com saudades !"
(meu texto que está no hi5)

acho que em poucas palavras resumi o essencial da semana.

resta-me dizer que ADOREI O TEU TEXTOOOOOOO^^,

ADORO'TE MIÚDA! ='O]

bessa disse...

Olá, Rita fiquei surpreso com as noticias que foram chegando da vossa viajem. Rezei por vocês sem que me tivesse apercebido da gravidade, mas Deus esteve por perto ainda bem.
A imagem da cruz representa o transcendente sobre o terreno, descer a cruz ao nível do chão representa pôr o transcendente ao nosso nível e lanchar o nosso espirito como se fossemos algo parecidos com Cristo...será mesmo assim ou é demasiado intenso para ser só isto? Fica a pergunta.
Rui Bessa

Ritinh@ disse...

Ola Flavio!
Sim, esta tudo bem!
Abraco tambem para ti*

Ate ao jantar.

Anônimo disse...

Olá Ana Rita
Alegro-me contigo,ainda bem que o tempo passado em Taizê foi marcante.
Da nossa peregrinação terrena levamos muito pouco apenas a experiência que fizermos de nosso senhor Jesus Cristo, só o Seu Amor por nós expresso de forma mais evidente no alto da cruz nos faz caminhar para a felicidade...
Que as marcas de Jesus na tua vida te façam optar sempre por Ele...
Com amizade
Ir. Ana Cristina

Anônimo disse...

Bem, Rita!!!!
Estou arrepiadissima, já te tinha dito que tinhas um Dom, agora vieste a confirmar esse Dom...
Conseguiste transcrever realmente o que estavas a sentir, e que assim como todos os que lá estiveram, eu consegui sentir aquele arrepio nas costas, mmmm... tudo o que lá vivi, dias muito intensos, esses os de Taizé!!!...
Nós percebemos, mas como Bessa diz, eu afirmo... apesar de estares a transcrever o que realmente sentimos/ sentiste... ainda falta muito mais... pois é demasiado intenso... só mesmo vivendo... só mesmo ouvindo o silencio... a voz do vento... é de facto o melhor lugar do mundo... por muitos sitios que ja tenha viajado... taizé está lá... e nós com os nossos corações divididos...

A vida é mesmo assim, fazemos amizades e intensas, como as de esta semana, e depois existe a separação... mas Deus, esse nunca nos abandona, Deus é amor, se tivermos/ mantivermos amor pelo próximo... todas as pessoas que passam pela carruagem da vida... até mesmo as que saiem, foram importantes... pois ficam marcadas nos nossos corações para todo o sempre!!!

Claro que vamos lá voltar... mas uma coisa e certa, seja com mais ou menos elementos do grupo... este grupo, estas amizades, umas mais intensas, outras nem tanto... mas não menos imporatantes... estes momentos vividos já ninguem nos tira!!! E isso é louvar... as amizades com os outros grupos... Leiria... Porto... Algarve... etc...

Aiiiiiii tenho saudadesssss!!!!!!

Um beijinho enorme para todos!!! ***

Desta vossa amiga Kinder, que espera a surpresa :) :) :)

Marta Luz
FX/ TVD

Anônimo disse...

it was me, Clara :)
A hug for you too :)

And obrigada again!!!

Ritinh@ disse...

Obrigado Lino, bonito testemunho!

O pessoal de Torres tambem gostou muito de vos conhecer, e aceitamos o vosso convite para dia 19, 20 e 21 de Setembro!

Beijinho, ate breve!

Ritinh@ disse...

querida Cochabamba:
Soubeste descrever todas as emocoes que la sentimo***

Foi mesmo como dizes!

Palavras para que?
Esta tudo dito....

Foi lindo!!!

Beijinho grande e bos sorte em Leiria, espero que comeces o ano da melhor forma possivel!

Estou sempre aqui se precisares de alguma coisa :)

Ritinh@ disse...

Ola Chefe Miguel :)
Foi uma grande surpresa o seu aparecimento neste cantinho de partilha! Como soube da sua existencia? (Fiquei curiosa!)

Agradeco ter rezado por nos, e fico muito contente!
sim, Deus esteve por perto (esta sempre!), e tudo acabou bem! Irei la voltar!!! Vontade nao falta :)

Sim, e como lanchar com Cristo... mas a cruz e mais do que isso, e algo que os olhos nao conseguem ver, e as palavras nao conseguem descrever...apenas o coracao sente, e e algo tao tao grande, que nao cabe no coracao..e transcendente!
Como todos dizem: "é demasiado intenso... só mesmo vivendo... só mesmo ouvindo o silencio... a voz do vento... é de facto o melhor lugar do mundo... por muitos sitios que ja tenha viajado... taizé está lá... e nós com os nossos corações divididos..."

Se tiver oportunidade de la ir, nao perca :) E uma experiencia unica!

Um beijinho da canhota amiga, que tem muito boas recordacoes do CNE de S.Pedro da Cadeira!!!
(Va dando novidades, sera sempre bem-vindo!)

Ritinh@ disse...

Irma Ana Cristina:
Sempre atenta a espacinho :) Agradeco!!!

Sim, optar sempre por Ele!Taize foi realmente como ir a uma fonte, beber a aguda, ficar saciado e agora retomar o caminho... aqui! Obrigado...

Quando tomamos o copo? :)

Com amizade...

Ritinh@ disse...

Marta!!!

Como vai essa bebe? Quase a nascer? :) Avisa quando for, para estarmos os 40 em peso na maternidade, ok? eheh

Obrigado, obrigado pelo teu testemunho e pelo apoio! Nao consegui descrever tudo, porque nao tinha espaco sufienciente, mas mesmo com todo o espaco, nunca iria conseguir traduzir tudo para palavras! E isso e o mais belo! Como Taize...e indescritivel!

Um abraco para ti!
Ate breve! :)

Anônimo disse...

Minha querida, está combinado que quando estiver kase kase a nascer mando sms ao pessoal e depois passam... até que vão todos a maternidade :)

mas espero que isso aconteca só no inicio do próximo ano :)

um beijinho enorme para ti.

Marta

Anônimo disse...

I really love your writing! It's so amazing that you had the same feelings as i had. Taizé was a very changing experience for me and i will never ever forget this great week!!!
lots of kisses
Mareike

Ritinh@ disse...

Thank you Mareike!
For me, Taize was the best experience of my life, the best week that I have ever been!!!
I hope see you again, maybe in the next Summer, in Taize, or in German, or in Portugal!

ehhe...You must study Spanish***

A big hug! :)

Anônimo disse...

ola rita!!!

o que devo dizer?? ja todos o disseram, escreveste tudo...

foi de facto fantástico, maravilhoso, mais que especial! foi tao profundo...=')

adorei todos os momentos, desde as reflexoes, os convivios , a noite da capela, o big washing up, os grupos, a simplicidade, o lago, o oyak, a cruz (onde eu nunca tinha apertado tanto as maos na minha vida)........enfim! TUDO MESMO

acho que ate os momentos maus se tornaram positivos......:P


resta nos as saudades, que sao tantas!!
e a vontade, ou melhor, a promessa de lá voltar um dia xD


obrigado a ti rita =)
obrigado a todo o Grupo
obrigado ao Ir Roger
obrigado a Taizé
obrigado Ao Senhor =D


beijinhus e um grande abraço gratuitos ahah***

adoro te minha filosofa favorita =P

Ritinh@ disse...

Daniela: fiel companheira destas andancas!!!

Lool, gostei da tua hierarquia de "obrigados"! eheh..os primeiros sao sempre os ultimos, n e verdade?

Como ja te disse infinitas vezes, eu nao sou filosofa, e muito menos tua preferida!
Os teus preferidos sao descerto o Kant, Socrates, entre outros tantos que estudaste em filosofia, nao e verdade? Esses sim, sao verdadeiros filosofos...

eu limito-me a viver... e a juntar algumas palavras que formam frases... Nao ocupo muito tempo da minha vida a pensar (mentira!)! :)

Beijinho grande para a pantera q ainda nao cumpriu a sua promessa!!!

Anônimo disse...

Agora, depois de ter provado o amargo sabor de deixar Taizé posso dizer: "Tudo está consumado!"

Mesmo sabendo que o teu texto devia estar fixe (escrito por ti só podia...), conseguiu-me surpreender.Parabéns!
Gostei muito de o ler na folhinha do pe. Paulo.
Obrigado Rita!("por existires"lol)
E vejo que aqui estão muitos e bom textos(comentários) de toda a gente!um grande abraço para todos...

P.S.Manda um abraço para a Clara por mim sff, eu cheguei a conhece-la, ela é mesmo muito fixe...diz que é do rapaz que jogou futebol com ela e tentou ajudar na comunicação dela com a Sofia...

Beijo Grande e continua o bom trabalho!

Rui G.

Ritinh@ disse...

Querido Rui!!!

Obrigado por tudo..pelas converas, pela boa pessoa que no fundo tu es (apesar daquelas conversas de tenda xD)! Consesguis-te surpreender-me! ehehhe "Parabens"!


O tempo abraco a Clara sera entregue, e tenho esperancas qu ainda o possas dar ao vivo! eheh...ela talvez venha ca passar uns dias a minha casa! Aquela miuda e tao especial :)
Eu entrego-lhe a tua sms completa: Abraco e digo'lhe que adoras a Alemanha e a lingua alema, tal como pediste!

Agradeco mais uma vez o bonito texto que me escreveste e por isso vou po-lo aqui, com a tua previa autorizaao, para que possa ser testemunho e luz para os outros!

"O que me aconteceu na Igreja Românica é o resumo da minha semana em Taizé.
Já teriam passado mais dias do que o admissível para visitar um lugar tão importante em Taizé. A luz do dia estava um pouco forte e quando entrei não vi mais do que pontos de luz, os vitrais, as velas, e outras fontes de luz muito fracas que não permitiam ver nada ou ter noção do espaço. O silêncio era denso e quase incomodativo. Avancei lentamente pelo corredor central e parei em frente ao altar para rezar. Devido ao silêncio total, as palavras soaram-me muito nítidas na minha cabeça e com um significado que parecia ter sido o Pai-Nosso inventado por mim. No fina da oração, abri os olhos, e diante de mim um espectáculo de luzes maravilhoso que alguma vez imaginara ver. O espaço revelou-se quase que infinito num espaço fechado e pequeno como o daquela humilde igreja através da variação de tons, cores, reflexos que me fascinaram.
Gostei da Igreja pelo seu carácter artístico, mas mais ainda pelo que me fez compreender. Não via, e voltei a ver, mais do que desejara.
Que Deus nos ilumine sempre através dos nossos actos e da nossa oração!"
Rui Gomes
8 de Setembro de 2008


Um grande abraco para ti, nosso mamute! :)

Caminheiros 983 S.Pedro da Cadeira disse...

Olá, Rita, mais uma vez aqui para perceberes como te apanhei mas malhas da Net...assim que acabou o Acanuc, fui quase todos os dias procurando pela calada da noite, por todos os blogs, fotografias, registos pessoais, etc...referentes ao Acanuc...assim fiz e muito encontrei, o teu blog.
Quanto ao teu beliscar na actividade, ou melhor, a parte menos positiva, foi a Ritona de S. Pedro que me disse mais tarde, como ela diz, houve uns stress com a Liborio, táse bem...mas antes disso falei com uma mãe que sabia que houve uma trapalhada qualquer nada de significativo mas que estavam bem.
Bom ponto final no assunto, uma asneira que é preciso emendar, não queria dizer lanchar queria dizer lançar o nosso espirito como se fosse Cristo.
Olha lá, a Marta que te escreveu neste blog é a mesma do Acanuc, que está à espera de uma criança, que esteve no Ego?
Se é ela fica aqui já o desejo de uma boa hora, mesmo que seja daqui a meses.
Mais uma palavrinha de alento a continuares a profetisar desta maneira e que tal publicar daqui a uns tempo este blog em papel, fica a ideia.
Uma valente canhota, bom ano escutista, Rui Bessa.

Ritinh@ disse...

Ola Chefe Miguel!

Agora já entendo como me encontrou por aqui..afinal não e tão difícil como eu pensava!
Quanto a parte de Taize menos positiva, foi algo que aconteceu (talvez pudesse ter sido evitado!) e que foi “útil” para todo o grupo! Afinal, todos andávamos tranquilos e “a vontade”, e por vezes esquecíamo-nos que as coisas também acontecem em sítios como Taize, onde nem todas as pessoas vão com as mesmas intenções! Claro que nenhum de nos estava a espera…eu então, sentia-me tão em paz, ali naquele canto do Mundo!
Quanto a trapalhada, e verdade! Roubaram-nos 600 euros! Assaltaram as tendas, eu, num acto de leviandade levei as coisas comigo e por isso não me levaram nada! Mas foi uma situação muito chata!
Agradeço a emenda em relação a lançar!
Em relacao a Marta, e a mesma do ACANUc, sim! A que esta grávida! :)

Obrigado pela palavrinha de alento, em relacao a publicar este blog em papel…. Hum… não me parece que fosse ter algum sucesso! Mas um dia mais tarde, talvez pense nisso! Fica a sugestão!

Desejos de um bom ano escutista também para si!

dream* disse...

não há palavras que cheguem, nem lá perto, pois n?
Nem palavras, nem imagens, nem gestos... NADA é suficiente para descrever o q se sente em Taizé. Por mais q se tente. Só sentindo, vivendo, é q se consegue perceber verdadeiramente...
Saudades daquele mundo... =)
Um professor de moral do Externato, o professor Sérgio, disse antes dde partirmos palavras q nunca esquecerei:
"Voces vão sair do mundo, para uma semana depois voltarem a entrar nele".
Apesar de não descrever nada, acho que é a melhor descrição! E ja se passaram quase 2 anos desde q la fui =/
Bem, beijinho grande pra ti, amiga.**

Ritinh@ disse...

Oi Amora!!!

Nao, nao ha mesmo palavras!!! Tinhas toda a razao...mas agradeco-te pelo que falaste acerca de Taize, antes da minha partida, pelas recordacoes que me mostraste q pelos conselhos que me deste!!!

Eu tambem tenho muits muitas saudaddes!!!

Que tal irmos ao encontro Europeu de Jovens, de Taize, em Bruxelas???

Um grande beijinho, e espero que ate breve!

Anônimo disse...

Hi =)

I hope that was the right button and you can read this ?! However, though I din't understand a word of that email you sent us, i somehow found that article and when I saw that Clara and Mareike already wrote something, I HAD to write you too ;) There is something I really need to know: is Christian already studying english? Hope he does, so one day, he can actually come and see Germany and maybe stay there for a while, like he said...and if he does, I hope you come with him and stay here with us in Heidelberg!!!!! Now I have to say Goodbye (and I really hope it's not a Goodbye for ever)with a million hugs and kisses <3

Yours, Claudia

Anônimo disse...

Olá Ana(RIta)!
Gostei muito do teu texto, muito bonito... de facto Taizé leva-nos a olhar um novo rosto da Igreja de Cristo. É uma outra face que por muito é desconhecida e é uma pena, pois no cimo daquela colina compreendemos a beluza do Evangelho.
Tu própria fizeste a esperiencia dos primeiros apostolos. Também eles colocavam tudo em comum... como tu o Fizeste com o teu grupo dos 5 na primeira noite!

Desejo-te as maiores felicidades para a tua caminhada futura.

Bem sei que sabes que podes contar com a minha oração.

Que Deus sempre te abençoe e possas ser testemunha da parabola de comunidade de que fr.Roger muito falava.

"Exomologisthe to Kyrio oti agathos allilouia!
Oti is toneona toeleos aftou allilouia!"

Sei que compreendes.

Beijo. Fica com a paz de Deus

Ritinh@ disse...

Hello Claudia!!!

Thank for your comment! I was very happy when I received!!!

Yes! Cristiano is already studying English!! He is very happy because he want go to German! and of course I really want see you again, and visit Heidelberg (the beautiful town where I stayed last year!)!!

I'm waiting for the day, that you can teach me again, the funny german musics! eheh

A big hug for you!
One day, I will give you a really hug, and smille you again!

Thank you for all, for your shares...friend of my reflexion group!

I miss our conversations...

Kisses,
Ana Rita

Ritinh@ disse...

Ola Nuno (carinhosamente chamo-te: Anjo)!

Fiquei muito contente por receber novidades tuas novamente!
Tambem tenho pena que Taize seja desconhecido por muitos.. tenho passado a mensagem de como e Taize, mas alem de ser muito dificil de descrever, e impossivel que os outros (quem nunca la foi!) compreendam como realmente e!

Sim, a primeira noite dos 5, foi sem duvida um SINAL DE MAIS VIDA! Seguiamos caminho, O Senhor ia a frente! Da nossa estrada, Ele era a meta! E no fim, o encontro pleno na Capela!

Obrigado, tambem te desejo as maiores felicidades neste teu Caminho, nesta tua Entrega.
Como li algures num cantinho maravilhoso :) "Cada rosa tem os seus espinhos, cada vocacao tem as suas dificuldades." que belo texto que se seguiu depois desta citacao..que bela partilha e reflexao! Agradeco-te as palavras tao enriquecedoras!

Tambem podes contar com a minha oracao... Estas sempre presente!

Aguardo o dia em iras repetir o mesmo "Ate ja", com o mesmo abraco!

"Celebra o Senhor porque Ele e bom, porque a misericórdia de Deus e para sempre. Aleluia".

"Sei que compreendes".

Um grande beijinho e ABRACO EM CRISTO!
"God bless you" :)

Sempre Amiga Ana

Anônimo disse...

eu prometi. mas nao é so pla promessa k escrevo. agr tb é pra provar o qt inesquecivel foi aquela semana!

desde o primeiro dia senti uma ar diferente a entrar em meus pulmoes. um ar leve e revigorante...
logo de principio fiquei com uma disposiçao optima. conseguia sorrir a toda a hora e pra toda a gente. aquele sitio tem algo de profundo e especial k ninguem vai conseguir explicar mesmo a quem ja o viveu...
vamos ter de la voltar... de qq forma... =D

CssF

Anônimo disse...

Taizé...o que dizer de Taizé...
É já tão vulgar a expressão "n há palavras para descrever" mas arrisco-me a usá-la de novo.
Não há palavras para descrever.

Taizé é um sonho. Taizé é uma luz. Taizé é o tudo.

Aquela semana mudou a minha vida em tanta coisa...porque em Taizé não custa falar, não custa partilhar, não custa abraçar, não custa dizer aquilo que se sente...Em Taizé AMAR é fácil.
Senti isso e acho que todos sentimos. Uma necessidade superior de amar...de mostrar aquilo que sentimos...sem impedimentos, sem medos, sem fugas.
Naquela semana, que na minha memória reside como uma luz ao fundo do túnel, uma luz de esperança...bastava um olhar. Um único olhar que revelava todo o interior de um ser...
Os momentos de Oração de uma força inexplicável, o laranja (cor que detestava) mas que assume agora um significado completamente diferente, as velas, os tijolos, a Igreja Românica onda desejo passar muito tempo e aproveitar o silêncio inexplicável, da próxima vez que for a Taizé, as milhares de pessoas diferentes unidades na igualdade do mundo, os irmãos e as irmãs...pessoas que passei a admirar mais do que ninguém...pela sua sabedoria, pelo seu estado de reconcialiação inigualável, pela sua pureza de espirito...ah como gostaria de ter conversado com eles...e com o irmão Roger. Homem cuja pureza, sabedoria não consigo explicar por palavras nem penso algum dia conseguir...
Em Taizé...Reconciliei-me...para Taizé fui em busca...não sei bem de que...talvez de uma identidade, de paz de espirito, de mim própria, daquilo que há muito tempo deixara de encontrar e sentir. A confiança, a fé, o amor, a esperança no mundo...
Em Taizé penso ter encontrado tudo isso...não estou certa de ter encontrado Deus, não estou certa de que ele me tenha falado ou mesmo ouvido...mas encontrei a fé, a confiança nele...encontrei o amor, encontrei reconcialiação comigo, com os outros...
Naquela noite de adoração da cruz...quebrei em mim própria e a minha volta barreiras que não sabia sequer existir...ao longo da semana muitas outras barreiras fui quebrando...
Taizé...e passo a citar "a melhor semana!" da minha vida. Não foi uma semana fácil...porque aquilo que se sente em Taizé, ainda que maravilhoso, não é fácil de assimilar, de compreender...talvez seja mesmo esse segredo...não se compreende, apenas se sente.
Agora, de volta a sociedade "normal" tem sido complicado conciliar a experiência de Taizé com a vida do dia-a-dia. É complicado (ou mesmo impossível) a quem não foi lá perceber o que é Taizé...muitas vezes senti-me já a falar para "paredes".
Em Taizé resolvi e respondi a muitas dúvidas...mas muitas mais apareceram...felizmente (porque sem dúvida não há conhecimento e sem ela nunca chegarei às respostas) mas para meu tormento...porque a dúvida é como água em pedra...vai moendo...
Sinto que de Taizé, não vivi tudo o que podia, não bebi toda a água que necessitava...por isso sinto a necessidade urgente de lá voltar...de experimentar e aproveitar o silêncio que fala mais que a multidão, de olhar à minha volta e ver, ver aquilo que a confusão do dia-a-dia não permite. Olhar em volta e sentir a energia de Deus, e respirar o amor...
Como dizia um dos meus cânticos preferidos de taizé: "Atme in uns, heiliger geist" ou seja "Sopra/Respira em nós, Espirito Santo", em Taizé é esta a sensação que se vive...em nós respira essa força, essa energia que nos reconstroi, renova, nos faz reconciliar com o mundo.

Mais palavras para quê?
Amei Taizé, ama-se Taizé...

Ritinh@ disse...

Ola "CssF":
(Nao te conhecia por "CssF", se n falasses da promessa!)

Sem duvida que temos de la voltar...

Beijinho, ate breve!

Ritinh@ disse...

Ola Joana!!!!

Antes demais, desconhecia os teus dotes para a escrita! Tens bastante talento :) Decerto que es uma grande aluna a filosofia, e nao so!

E verdade:
"Taizé é um sonho. Taizé é uma luz. Taizé é o tudo."

Fez-me tao bem ler o teu comentario.. relfectir acerca dele, saborear cada palavra e recordar cada momento!

Tambem gostei mesmo muito do cantico que te referes... sao todos tao lindos!

Bem, vou "roubar-te" as palavras: "Mais palavras para quê?
Amei Taizé, ama-se Taizé..."

Talvez, Bruxelas!
Um caso em aberto! Gostava mesmo tanto tanto tanto de ir ... Vamos ver o q o tempo decide!

Um grande beijinho e ate breve!

Anônimo disse...

"Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce" Taize :D

Obrigada pelo teu texto, esta muito bonito e penso que reflecte bem o que todos achamos de Taize!

Foi lindo ! E vamos la voltar , tenho a certeza :D

Anônimo disse...

e o meu vai a caminho... ta demorado...mas há-de chegar as tuas maos... ja foi há duas semanas q fiz esta promessa. "quem espera sempre alcança"...

Anônimo disse...

Obrigada pelo elogio! Ao escrever este comment senti que nenhuma palavra descrevia aquilo que realmente se sente em Taizé. Mas porque é sempre melhor falar do que esconder...vale a pena tentar.

Bruxelas!! Ai bruxelas...um sonho...estou convencida que quero ir, que vou...mas falta-me uma coisa absolutamente absurda. Idade!!
Por uns míseros dias (porque faço os 17 anos no dia 8 de Janeiro) preciso que alguém com 18 ou mais me acompanhe.
O João Filipe também vem...já temos tudo "combinado"...

Deixo-te aqui o link da melhor proposta de peregrinação que encontrei (enviei emails pra todas).

http://encontrostaize.blogs.sapo.pt/
`
É um grupo de Lisboa...a viagem está muito bem planeada. Inclui visita a Amesterdão, Paris, Luxemburgo e tudo o resto em Bruxelas por apenas 180 euros. E as responsáveis (com quem já contactei bastante por email) parecem ser pessoas magnificas. Até se ofereceram para se responsabilizarem por mim se eu não arranja-se ninguém maior para ir comigo.
Quando puderes vê isso. Acho que falamos hoje a noite (no jantar de taizé).

Até já (sabe bem dizer isto)

Bjinhs
Joana