domingo, 5 de julho de 2009

A noite chega...

O dia chega ao fim.. estamos de volta ao lar..!

Foi realmente um grande dia.. mesmo grande!

A começar pelo seu início: levantei-me para ir à missa (missa ao ar livre no Forte junto à Marina de Portimão!)... Os meus pais foram andando a pé com a minha irmã, e eu fui lá ter, seguindo-se o meu irmão com o meu primo! Quando cheguei, a missa ainda não tinha começado, e a minha mãe chamou-me à atenção para uns primos nossos (do Porto) que estavam mesmo atrás deles!!! Eu cumprimentei, e tal.. e arranjei um espacinho de modo a que pudesse participar na Celebração!
Quando acabou a missa, fomos falar com os nossos primos (primos do meu pai), e acabámos por ir tomar um café todos juntos! Mal imaginava o que me esperava... Já não nos víamos há três anos (mesmo de vista num casamento!), eu mal os conhecia.. e coincidência das coincidências, na mesma missa, à mesma hora... num local onde tão pouca gente vai à missa, ainda por cima numa manhã excelente de praia!
Acabámos por estar o resto da manhã todos juntos, e foi mesmo lindo! A Isabel, que tem idade para ser minha mãe, é incrivel! Gostei mesmo dela.. ;D
No final, na despedida, ela abraçou-me com tanta força, e disse: "És tão querida Rita! Gosto mesmo de ver a família! Fico mesmo feliz!"..
Mal ela sabia o quanto feliz eu estava por aquelas horas que passámos juntos.. tanta humildade, pureza e simplicidade naquelas gargalhadas e histórias! Aprendi tanto..
Estou com imensa curiosidade de ver o filme: "Os amigos de Alex"...!


A última tarde de praia, com os primos e tios de Fátima, a quem iríamos entregar o apartamento... Foi bom estarmos juntos! Os programas com a prima, os mergulhos :D


Chegava a hora de voltar... e que viagem!
Metade a dormir, a outra metade, bem grande!
As lágrimas que me caíram, como há tanto tempo não acontecia... a voz que já não saía.. e a dor..!
Tudo isto provocado pela desilusão com o meu irmão... acerca do próximo fim-de-semana..! Coloco nas mãos de Deus..
Passado um pouco, a minha querida Maria de 8 anos (futura cantora, diz ela!) pergunta-me qual o país que gostava visitar, e quais as três pessoas que eu gostava de conhecer, e que nunca vi! Ora bem, Itália... o Papa, Paulo Coelho e Fernando Pessoa! Foi o que respondi, no momento.. talvez agora as respostas não fossem as mesmas.. :D
De seguida, pergunta-me se eu acho possível concretizar estes sonhos... Itália e Papa, Sim! Paulo Coelho, dúvido! Fernando Pessoa, só mesmo lá em cima!
Retribuo-lhe a pergunta, e ela refere muito convicta, Inglaterra, América e França, e menciona com um grande sorriso, a Demi Lovato, o Joe Jonas e a Hannah Montana!
Eu pergunto-lhe se ela acha possível realizar o sonho, e ela "Claro que Sim! Então, também vou ser famosa!"..
E fica embrenhada nos seus pensamentos.. No fim do silêncio, diz: "Oh Rita! Achas que a Demi Lovato, o Chan, e a Hannah Montana gostam de Jesus? É que eu acho que os cantores famosos não gostam de Jesus..."
Rita diz: "Se gostam de Jesus, não sei.. mas Jesus gosta deles"
Maria diz: "Rita.. Ele gosta mesmo de todos! Ele está sempre connosco"
Maria (após breve pausa) acrescenta: "Eu quando for cantora, vou gostar sempre Jesus, Ele vai estar sempre comigo!"...

Tanta sabedoria com apenas 8 aninhos!


E o dia findou, com um Hino, o "Salmo de Accção de Graças pelo dia que termina", e a Oração: "Com a minha vida diante de ti" (pág.61, do livro ORAR COM DEUS, de Pedro Munoz Penas)... rezado por mim, pela minha mãe e pela minha irmã Maria, na sua caminha!
Há quase um ano que procurava este livro, em Fátima, Lisboa, Torres, e por onde passava!
Finalmente, em Portalegre, quando avisto uma livraria das "PAULINAS" (fugi do grupo por breves minutos), entrei, e perguntei à senhora se tinha o livro... Ela diz que não sabe, eu dou uma volta à loja (de segundos), olho para a prateleira, agarro no livro, abro numa página... E qual a página?! Precisamente a que me levou a comprar o livro (pág.180)... e que me foi lida no Castelo de Sesimbra.... pela Irmã Cristina!

4 comentários:

Marco Jacinto disse...

Ainda esto a penssar na tua irmã que faz perguntas para provaelmente responder a questões, a que ela se pergunta a si mesma, e com uma irmã como tu para a ajudar a crescer é normal que ela tenha assim tanta "sabedoria" porque parte do que os mais pequenos falam é reflexo da atenção que as pessoas que vivem á volta deles lhes dão.

Vo ler outra vez...e como é bom relacionarmo-nos com pessoas que, enfim até são da famila mas que não conhecemos (por ironia do destino).

Marco Jacinto

Anônimo disse...

OLá Rita
São maravilhosos os dons que Deus nos dá...
É fantástico sermos capazes de agradecer com a simplicidade da nossa vida...
Sê feliz com Aquele que tem nas suas mãos a tua vida...
Com amizade
Ana Cristina

Ritinh@ disse...

Marco..
A minha irmã é mesmo uma criança especial.. todas as crianças são especiais (pensas tu, pensa ele, pensamos nós! lol), mas ela é MINHA IRMÃ :D

Gosto mesmo muito dela, sei que sou muito importante para ela, porque ela também o é para mim!

Em relação à família..tenho uma família tao, mas tao grande, que não conheço metade, porq quase só os vejo em casamentos, batizados, etc..
Mas qquanto mais membros conheço.. mais acabo por entender.. que gosto mesmo deles!

Ritinh@ disse...

Irmã Cristina..
que a minha vida possa mesmo ser um Hino de Louvor... Sei que Ele tem a minha Vida, que é Dele, nas Suas mãos... e é isso que me faz acreditar no Seu infinito Amor!