sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Palavras...

Este texto e dedicado as pessoas que através de certas palavras dizem muitas coisas, trocam olhares que podem valer mais do que mil palavras, proporcionam momentos que nos fazem esquecer que existe o mundo lá fora, pessoas cujos gestos parecem sinais guiando-nos pelo caminho, cujos toques parecem estremecer o nosso coração, em que certos detalhes nos dão a certeza de serem pessoas especiais. Pessoa que deixam lembranças para todo o sempre. As vezes sinto dificuldade de expressar nas palavras aquilo que sinto, a gratidão em relação a certas pessoas, o quanto importantes são para mim… As vezes acelero o ritmo das palavras, talvez como defesa… e depois, chego a conclusão que mais vale um silencio certo do que uma palavra errada. Mais vale demorar tempo no que temos de dizer. E mais fácil arrependermo-nos de uma palavra do que de um silencio.

Quem e que ainda não teve vontade de ser um herói? Eu descobri que somos heróis imortais, se pudermos deixar algo que para que se lembrem sempre de nós. Se a nossa história puder ecoar sempre entre as pessoas, soando como exemplo, saltitando em cada coração, mesmo que se esqueçam do nosso nome.Somos heróis quando causamos um sorriso num rosto amigo ou desconhecido, quando não desistimos de algo ou quando somos capazes de reconhecer que o caminho que seguimos é um caminho errado. Quando uma lágrima fria desce da nossa face, avisando que estamos comovidos com alguém ou por alguém, ou se simplesmente choramos, também somos heróis. Somos heróis ao dar um abraço forte a um amigo. Somos heróis quando expressamos os nossos sentimentos, quando somos verdadeiros neste mundo cheio de meias verdades. Somos heróis quando num momento certo, dizemos uma palavra certa ou simplesmente marcamos a nossa presença.


Conheço pessoas que são verdadeiros heróis! Neste ano lectivo, (tal como noutros já passados!) tenho professores que são verdadeiros heróis! A vontade de lhes dizer e muita… que os admiro e que não deixem de ser como são! Que tenham a coragem de trilhar os caminhos por vezes tortuosos da falta de valorização! Que são heróis, por vezes heróis invisíveis, mas não deixem de ser HEROIS! Obrigada, e bom ver que ainda existem profissionais empenhados, mas acima de tudo pessoas com sentimentos, pessoas que são PESSOAS! Devo a alguns o agradecimento que nunca proferi, pelos sorrisos nos momentos certos, pelas conversas de intervalo, pelos pequenos gestos com tanto significado, pela confiança depositada, e pelos receios partilhados… Um dia, irei agradecer-vos pessoalmente por tudo isto, dizer individualmente o quanto especiais são… Ate lá, vou retribuindo!

Guardo algumas das vossas frases (todas foram ditas por algum professor especial…) :
- Se estiver certo, óptimo! Se não estiver certo, óptimo, óptimo, óptimo! (Nunca será esquecida a entoação única com que esta frase foi proferida, e muito menos o impacto a terceiros…)
-
Nada tem tanta importância!
- Danço consoante a música!
- Como e que eu vos posso ensinar a fazer lampreia de ovos, se vocês nãos sabem partir um ovo?
- A Guerra faz sentido para manter a paz.


Bom, nestes momentos exactos, um acto heróico cruzou as barreiras do tempo e é assim que cruzaremos as estradas da vida…

8 comentários:

Anônimo disse...

Depois de ler isto… as palavras que eu possa escrever, parecem-me completamente insignificantes…
Tu és, sem dúvida nenhuma, uma heroína! Dizer no momento certo a palavra certa, é uma das tuas especialidades… conseguir provocar risos e lágrimas verdadeiras em simultâneo apenas com uma frase… é um enorme feito! Tenho a certeza que nunca vais perder esse talento… talento para escolher as palavras certeiras, assim como, para escolher os momentos em que o silêncio é o melhor que se pode ouvir.
Já te agradeci milhares de vezes, mas vou continuar a fazê-lo sempre… Obrigada!

Anônimo disse...

Herói é também quem os é capaz de reconhecer
É quem coloca coloca os óculos da fé...
Dou graças a Deus por essas capacidades que te dá.
Com amizade
Ir. Ana Cristina

Marina disse...

Mesmo nao sendo tua professora, fazes me sorrir! =)
Pelas palavras bonitas, pelas memorias dos sorrisos que ja pude trocar contigo, em que me retribuiste muito mais do que eu consigo dizer...que nao es so tu que tens dificuldade com as palavras...

Bom fim de semana!
Beijinhos e ate breve

Ritinh@ disse...

Querida e sempre ms:

Nunca as suas palavras me irão parecer insignificantes... Por mais que as repita! Irão ser cada vez mais importantes, irão ficar cada vez mais marcadas, de tal maneira que nenhuma borracha apagara!

Sabe que e uma das pessoas a quem dedico este texto, certo? Nem poderia ser de outra forma!
Depois, de todos sorrisos e abraços partilhados, das palavras de confiança, e dos receios! Da forma pura e desinteressada com que me sorri e me chama amiga… dizendo que sou a única que tenho 48 horas, a que pisca o olho ao Sol, entre tantas palavras de conforto!

Porque a amizade e mesmo isto! Entre amigos, “conseguir provocar risos e lágrimas verdadeiras em simultâneo apenas com uma frase”, não e um enorme feito, mas sim AMIZADE!

Estou sempre aqui para o que precisar (as vezes longe dos olhos, mas perto do coração!), sei que o sabe!
Sonho com os nosso projectos futuros :) eheh

Beijinho grande, abraço ainda maior (daqueles só mesmo nossos!)

PS- Não tenha pressa, e se não chegar ao fim, não se desencoraje: “Ás vezes chega-se ao cimo através de atalhos, atinge-se a meta quando se pensa que se está ainda nos primeiros passos.”

Ritinh@ disse...

Ir. Ana Cristina:
Eu tambem dou gracas ao Senhor pelo dia em que soube da existencia das snsf, pelo dia do meu primeiro retiro, que trouxe frutos para sempre! Porque todas as experiencias com o Senhor sao Eternas! Porque este Amor e Eterno!

Espero nunca deixar de complestar as suas frases :)

Aguardo o proximo encontro!
Um grande beijinho de amizade,
Ana Rita

Ritinh@ disse...

Ola Marina!!!
Parece que ja estou a ver o teu sorriso! :)

Tambem estou a sorrir! eheh

Em relacao ao workshop de Fotografia, vai ser dificil eu conseguir ir.. Desculpa! Porque e o primeiro sabado do mes, e ja me tinha comprometido a dar uma ajuda na animacao da Feira Rural em Torres!
Aquelas animacoes do grupo de teatro em que estou :)

Mas, esta-me a parecer que amanha e um dia muito muito especial para ti! Nao me esqueco nao!

Vou passar agora no teu cantinho!

Um grande beijinho*
ate breve!
Bom fim de semana!
Beijinhos e ate breve

Anônimo disse...

"- A Guerra faz sentido para manter a paz."

como pode ser possivel as pessoas pensarem assim. Apesar de este ser o pensamento de metade dos paises do mundo, ou de ser apenas uma forma de nao se sentirem mal pelo k estam a fazer.

esta frase foi inventada por um general k nao queria ficar com a consciencia pesada depois de mais um massacre de milhares de inocentes!!!!

=(

CssF

Ritinh@ disse...

CssF:

A pessoa que disse essa frase, e mesmo muito especial...

A guerra e a paz, sao dois conceitos muito dificeis de explicar..
Uma questao para mais tarde!

:)
Bjs