sexta-feira, 8 de agosto de 2008

XI ACANUC- Ferrel

Campo para tras, roupa para lavar, banho tomado e poeira libertada (ok..ainda tenho uns restos entranhados no nariz que vao saindo quando me assoo), sorriso nos labios, e cantar, cantar, cantar! As minhas palavras estao cansadas e doridas, saciadas de banho, mas ansiosas pelo conforto da cama...

Foi com grande alegria que seguimos as pistas ate Ferrel e ao XI ACANUC. O dia 3 de Agosto foi o grande dia do inicio de uma actividade sem fim, esta que deixou marcas para todo o sempre. Unidos numa tribo MAIA, foi-nos proposto procurar o nosso rumo, desbravar o caminho que nos levaria ate a felicidade.

"Não sei. Nossos caminhos diferem dos vossos. As vossas cidades ferem os olhos do homem de pele vermelha. Não há lugares calmos nas cidades do homem branco. Não há sítios onde se possa ouvir as folhas a desabrochar na primavera ou o zunir das asas dos insectos. O barulho que tudo domina ofende os ouvidos do homem de pele vermelha. Para que serve a vida se um homem não pode escutar o grito solitário do noitibó ou a lengalenga nocturna das rãs à volta de um pântano?”
“Sabemos uma coisa: o nosso Deus é o mesmo Deus. Ele ama esta terra. O próprio homem branco não pode fugir ao mesmo destino. Talvez sejamos irmãos, veremos.”
(in Carta do Chefe Índio)

Foram mesmo 5 dias inesqueciveis, 4 Equipas belissimas, uma chefia fantastica, e S.Mamede abafou! Foi tao enriquecedor, confesso que fiquei admirada, e dou os meus PARABENS a todos os pioneiros, a todos nos que estivemos la do 647, os premios foram merecidos, mas acima de tudo, foi bastante notavel o espirito escutista que unia todos os elementos, a alegria constante, a sempre entreajuda, a disponibilidade e servico ao proximo, a vontade de Dar sempre mais, de ser um pouco mais, e de por fim, abracar o novo seculo e aceitar o desafio! Penso que todos saimos de la com a certeza de que juntos conseguimos deixar este Mundo um pouco Melhor! Ainda acho que cada um, na sua consciencia e inteira liberdade, descobriu o seu caminho para ser, simultaneamente com orgulho e humildade, um Escuteiro a tempo inteiro.

O hino deste XI ACANUC,- "ABRACA O NOVO SECULO", era tao lindo! A Festa de Encerramento, foi tao unica e bela! Cantei o hino ate nao poder mais... Percorri os sub-campos, pela ultima vez, a canta-lo! :)

"Vamos caminhar e conhecer o que ha pra la
E este novo seculo abracar
Viver o ideal de sempre mais e melhor
E a felicidade alcancar."

Com todas as certezas, posso dizer que este foi o meu melhor acampamento nos escuteiros, e devo isso a voces, pioneiros do 647, aqueles que juntos tambem aceitaram o desafio de com a nossa accao como Escuteiros, marcar a diferenca positiva e o ritmo do Mundo!

Nao posso deixar de agradecer a Equipa de Animacao da Fe, na Tenda de Damasco! "Depois de termos experimentado abrir os olhos e os ouvidos e depois de termos ousado percorrer um Caminho novo tal como S.Paulo, so nos falta mesmo abrir a boca para anunciar o Tesouro que encontramos! A Tenda de Damasco deu-nos a oportunidade de fazer jogos, escrever uns versiculos das cartas de S.Paulo, ter um momento Stop, encontrar o Ananias e celebrar a Eucaristia as 19h. E tudo isto porque queremos abracar o novo seculo!

Assim, termino, porque o tempo vai adiantado, e o sono e muito... as saudades ficam, mas fica muito mais do que saudades e emocoes! Fica a alegria contagiante, o amor partilhado!

Agradeco a todos mesmo, a voces, pioneiros do 647, por me terem integrado tao bem no vosso grupo, em grande parte, deve-se a voces esta minha alegria, por saber que existem escuteiros como a maioria de voces...dispostos a dar sempre o seu melhor, a ir ate ao fim, nao apenas pontando os problemas, mas tendo a coragem de os resolver e enfrentar sempre com a cabeca erguida!
Um obrigado muito especial a Equipa Pantera, "Nos somos as Panteras, panteras somos nos. Nos somos rapidos, muito rapidos, somos as panteras! Sempre a sorrir e divertir, somos as Panteras! Panteras no ACANUC, rraau :)
Sem voces, o raid e tudo o resto nao teria sido como foi!
Daniela, guia de grupo e guia da Pantera: Aquela que e a nossa base! Sempre a sorrir e divertir, dando sempre o seu maximo, nunca desistindo (nem na lama!). Espero pela minha anilha *** eheh
Maria: Com a sua forca de vontade, mesmo nas horas mais dificeis, procurou sempre nao desistir e aceitar o desafio!
Margarida: Animacao a toda a hora, nao e verdade? O Raid foi a melhor parte! Rimos tanto juntas, que o caminho passava e nem davamos por ele :) "Viscoso, mas gostoso" Obrigado!
Rita: Fotografa da Pantera, depois quero as fotos que tiraste :) Deve ser das Rita's, porque eu tambem ando sempre a tirar fotos, mas nos ultimos dias tirei ferias!
Ze Pedro: O unico rapaz na equipa, mas muito atencioso, e preocupado com os outros elementos, nunca deixava ninguem para tras!
Ines: Que excelente sub-guia! Durante o raid sempre a dar forca aos elementos, com os melhores conselhos e uma paciencia extraordinaria!
Para o ano ja nao teremos connosco, a Ines, a Margarida e o Kevin, para muita pena minha, sao tres exemplos de escuteiros excelentes, que nos ensinaram a fazer de cada momento da nossa vida um entrega confiante ao OUTRO e aos outros e fizeram-nos perceber que esse e o trilho da verdadeira felicidade!

E nos, que vamos ficar na III, ousamos percorrer este caminho? :)

"Quem e que nos somos?
647
647"
A mensagem que gostaria deixar aos Escuteiros de hoje é para que continuem a cortar amarras a cantar bem alto, a sorrir mais fundo e aprofundar a fé. São tempos de grande verdade e transparência que temos de viver. É fundamental acreditarmos que existe, para nunca mais nos esquecermos. Acreditem: Fica connosco para a vida!

12 comentários:

Anônimo disse...

Olá Ana Rita
Cá estou eu a dar noticias directamente de Salamanca, no meio de intenso trabalho e de uma experiência intensa de Igreja. É muito bonito dar conta de como Deus nos surpreende sempre.
No dia 19 e 20 de Agosto no Entroncamento espero marcar contigo o dia para tomarmos o tal copo. Será uma porta que se abre?
Só Aquele que o nosso coraçao ama sabe.Ele disse: "Eu sou a porta!"
Com amizade fraterna
Ana Cristina

Anônimo disse...

=o

uau! mais uma vez fico espantada com o teu blog!
adorei a maneira como descreveste o ACANUC... somos s.mamede e estivémos lá para marcar presença - foi isso mesmo que aconteceu!

SOMOS os MAIORES




em relaçao à pantera! gostei muito das discriçoes... eu posso ser uma base, um suporte mas sem todos vocês eu nao seria nada! nos pioneiros todos somos guias :)!

um obrigado à ti tambem por teres sempre aquele sorriso...a tua voz que é a primeira a ressoar quando se começa a cantar... e ao teu espírito criadoa por todos nós, um espírito pioneiro sempre com força de vontade e de ir mais além!!


adorei esta esperiencia, adorei todo o acanuc e mais um obrigado por fazeres parte dele xD
as saudades ja apertam, e este actividade vai ficar bem guardada cá dentro <3

ah e nunca te esqueças:

28 = 1




bejo me grande e cor de rosa para uma pantera sábia / uma canhota da tua guia *******

Ritinh@ disse...

Irma Ana Cristina:
Sempre em sintonia, nao e verdade? "Nada acontece por acaso"
Estes grandes fenomenos sao dificeis de explicar :)
Gostei de conhecer a Benedita * foi pena nao ter estado la, teria sido mais engracado!

Espero que a experiencia em Salamanca esteja a ser enriquecedora, decerto que sim!

E dia 19 e 20 de Agosto la estarei... ainda nao sei como vou la parar, mas pode contar comigo :)
e combinamos o tal copo!

"Sera que uma porta se abre?"

Um grande beijinho da ana Rita

Ritinh@ disse...

Daniela:
28=1, para sempre!

As vezes, olho para tras, e tenho pena, houve momentos importantes em que nao pude estar presente.MaS a vida e assim mesmo, e nao se pode estar em todo o lado! Eu bem tento...

Dia 17 de Agosto la estarei *
Grande beijinho

PS- Mais uma vez desculpem nao ter ido no sabado, mas tive que apanhar o comboio para a Benedita, e so voltei no domingo!

Anônimo disse...

Yha Rita pds kerer k somos os melhors!!
Fms grupo, e isso valeu.nos mt neste akmpmnt!!
Po ano aki vms nos pa mais diversao!!!
:D

Ritinh@ disse...

DANIELA:

4 Equipas belissimas, uma chefia fantastica, S.MAMEDE, ole! Es a nossa fe! (Melhor acampamento escutista!) diz:
Sim, prometo pela minha honra e com a graca de Deus que para o ano vou tentar dar mais um pouco do q este ano.
Ass: Ana Rita Liborio

Bruno Custódio disse...

obrigado pelo comentário....


foi um prazer conhecer-te


^^


tens um blog giro =)

~ rita disse...

Já vi fotos disso.. :)

Beijinho, minha querida ^^

Ritinh@ disse...

Oola Bruno:
Parece que amanha vamos estar novamente juntos, nao e verdade?
Fiquei muito contente por saber que voces vao os dois juntos :)

O prazer em conhecer-te foi todo meu!

Beijinho e amanha la nos veremos em Santarem *
Fica bem!

Ritinh@ disse...

Strawberry, beijinho para ti tambem...

bessa garcia disse...

Olá Rita, passei pela tua página esta tarde e verifiquei que espelhas-te o que vives-te com tanta autensidade, que se não tivesse vivido o mesmo, dificilmente compreendia tanta satisfaçam...resta desejar-te bom caminho, e deixar uma palavra de alegria, por teres passado aqui pelo nosso/teu agrupamento S. Pedro da Cadeira.
Até mais, olha que vou passando aqui para espiolhar...LOL
Miguel

Ritinh@ disse...

Ola chefe Miguel!!!

Que boa surpresa ve-lo aqui!!!
Obrigado, tambem foi muito gratificante para mim passar pelo CNE de S.Pedro da Cadeira!
Sim, volte sempre! Sera sempre bem-vindo **

Uma canhota,
Ana Rita