
As coisas vulgares da vida não deixam saudade, Só as lembranças que doem ou fazem sorrir.
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Rita...

domingo, 28 de setembro de 2008
Crise de Identidade...
Escrevem, escrevem e continuam a escrever…e no final de tudo, contam as páginas, lêem o teor da mensagem, e não se reconhecem a vocês próprios!
E no fim, era uma vez uns trabalhos de Economia que vão ficar para o almoço de amanha…
A vossa opiniao tambem conta!
Pelas coisas que acontecem (e tambem pelas que nao acontecem!), concluo que...
Enfim, estou aberta as vossas opinioes!

EMERGENCIA :)
Quando estiveres triste, liga João 14.
Quando te sentires triste e sozinho, liga Romanos 8:31-39.
Quando quiseres paz e descanso, liga Mateus 11:25-30.
Quando o mundo parecer maior que Deus, liga Salmo 90.
Anota na tua agenda, um deles pode ser IMPORTANTE a qualquer MOMENTO da tua VIDA!!!

sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Palavras...

- Se estiver certo, óptimo! Se não estiver certo, óptimo, óptimo, óptimo! (Nunca será esquecida a entoação única com que esta frase foi proferida, e muito menos o impacto a terceiros…)
- Nada tem tanta importância!
- Danço consoante a música!
- Como e que eu vos posso ensinar a fazer lampreia de ovos, se vocês nãos sabem partir um ovo?
- A Guerra faz sentido para manter a paz.
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Bom Ano Lectivo!
Um novo Ano Lectivo aproxima-se!
Somos Chamados a avançar no caminho que nos propomos fazer...Mas... há que pensar:
- Que caminho? Que meta? Que estratégias para a alcançar?
Que tal pensar nisto no início deste novo ano? Que prioridades estabelecer?
Um bom ano para todos, e se precisarem de
alguma coisa, estou por perto! Podem sempre contar comigo :)
domingo, 14 de setembro de 2008
Taize...a melhor semana!
“Em todos nós há o desejo de um futuro feliz. Mas podemos ter a impressão de ser condicionados por muitos limites e por vezes ser surpreendidos pelo desânimo. (…) Ninguém gostaria de se atolar em sonhos de uma vida idealizada. Aceitemos aquilo que somos e também o que não somos. Procurar um futuro feliz implica fazer escolhas!” (Excerto da “Carta de Taizé 2008”)
No passado dia 30 de Agosto, 44 jovens fizeram a escolha de deixar a sua rotina habitual e partir rumo a Taizé! O mais incrível nisto, é o facto de Taizé, ser apenas duas sílabas muito curtas, quase secas, que se tocam por um instante. Como uma pontuação sonora. Um nome para condensar o essencial, para expressar o indizível.
O Centro de Taizé é a Igreja, onde tudo e todos divergem, onde cada dia ali passado permite a descoberta de um novo rumo, de uma nova perspectiva sobre cada aspecto, onde temos tempo para reler a nossa vida tornando-nos mais fortes, mais crentes, mais verdadeiros… Momentos de luz; silêncios dos quais nos imaginávamos incapazes; traços de amizades anónimas; olhares que diríamos serem quase demasiado brilhantes para serem humanos. A Voz que nos diz: “Basta! Agora, precisas de um pouco de silêncio! Escuta o que te fala no silêncio. Escuta quem te fala.” É maravilhoso entender que o Senhor é Verdade como o Sol, e que nunca pára de brilhar e iluminar o nosso caminho, dia após dia!
Jamais me irei esquecer da noite do dia 31 de Agosto, passado com o grupo “OS CINCO”! (Sem duvida alguma, que foi a melhor festa, as melhores partilhas e receios, e o melhor “terço”!
As noites muitas vezes são sinal de "loucuras"...
As noites por vezes são sinal de "perdição"...
As noites às vezes são sinal de "menos vida"...
Mas aquela noite confirmou que
A noite é TAMBÉM sinal de MAIS VIDA...
A noite é sinal de NOVA VIDA...
E nos soubemos acolher todos esses sinais, e parar para os interpretar!
A noite é sempre o que antecede um novo amanhecer...
Também na noite se encontram motivos para dizer sim à VIDA…
Joana, Diana, Sofia e Cristiano, que nas "noites" das nossas vidas possamos ter sempre no horizonte a certeza da Aurora...
A noite do dia 2 de Setembro, decerto que jamais será apagada da minha memoria… Obrigado “Anjo”, obrigado Sofia, obrigado Samuel, obrigado Tiago, obrigado Tomislav, obrigado a todo o grupo! Tudo aconteceu, porque talvez inconscientemente, me sentia tranquila e em segurança, num sitio de paz, com pessoas de bem! Mas, afinal, não era bem assim…
Mas, encontrei o meu refugio… Ele não me abandonou, claro! Afinal, o Senhor não abandona aqueles em quem n’ele confiam!
Excerto do meu diário de bordo, 4 de Setembro as 22h42 na Capela:
“Por mim, passava aqui noites, noites e mais noites! Que cânticos! Línguas diferentes, confissões diferentes, mas unidas pelo mesmo Espírito, e em comum com a mesma sede. O Senhor no Centro, d’Ele vem toda a forca do Amor.
Ao fundo, o cenário laranja, os panos triangulares cor-de-laranja, a Cruz de ferro com corações nas pontas… A Cruz, símbolo de passagem e não de sofrimento. E os corações, símbolo de Amor! Do Amor eterno e não passageiro! As velas que mantém a nossa esperança acesa… As velas, a luz que e a direcção em que caminhamos. A procura da luz, tentando ser Luz, tentando dar Luz aos outros.”
Nunca eu tinha imaginado que em Taize, iria criar relações tão fortes, e conhecer pessoas tão especiais! Pessoas que transbordavam de pureza, honestidade, confiança e fé! Pessoas que iriam ser capazes, de me deixar bem gravado o seu nome no mais intimo de mim, e que contribuem bastante para a minha recordação, da primeira vez que estive em Taize!
Em primeiro lugar:
- Thank you, my Clara! I promise that I will take care of me... And of course, I’m waiting see you again, maybe in Portugal, or in Heidelberg! “Der Herr segne dich und zeige dir den Platz, an dem er dich braucht. Der Herr beschutze dich und erfulle dein Herz mit Freude.” You are so different and special! I can’t explain better, you know that you are very important for me!
- Obrigado “Anjo”, pela tua presença, vigilante a orar! Pelas vezes em que fizeste sentir segura e tranquila. Pela maca, pelo bolo e pelo queijo, que não tiveste tempo de saborear, devido ao ensaio do coro J Pelo abraço, pelos sorrisos, pelas partilhas e pelo “Ate já”!
- Obrigado fml, pela sua presença, mesmo estando longe dos olhos, não deixa de estar perto do coração!
- Thank you for my reflexion group! It was very interesting work with you! Mareike, Claudia, Emillie, Sergi, Cristiano, Anna, Julia, Melanie and Sabrina, I hope see you again!
- Obrigado, GRUPO! Um obrigado muito sincero e enorme a todos vocês! Cada um teve um papel importantíssimo e único para que possa agora dizer: “Esta foi a melhor semana da minha vida”. Obrigado por todo o vosso apoio, pelo vosso bom humor, pelos vossos sorrisos, abraços e partilhas! Existem pessoas mesmo extraordinárias, como vocês! Companheiros de caminhada, amigos de partilha, e de experiencias que nos ajudam a crescer sempre mais e melhor, em direcção ao que na Vida e essencial! Agora: “A festa continua…” Um FREE HUG para todos vocês! Que tal, um pão com manteiga barrado a chocolate? Taize, bora voltar para lá? E para já!!!
Porque esta foi a melhor semana que já vivi ate hoje, no melhor sitio onde já passei, com as melhores pessoas que alguma tinha conhecido… Porque, a noite de sexta-feira foi algo tão único e especial, tão marcante, e ao mesmo tempo tão aliviante… estar ali a volta da Cruz, onde Jesus nos convida a caminhar por Ele e com Ele, a renunciar a nos mesmos, tomar a nossa Cruz e segui-Lo. O nosso desejo que Ele esteja sempre em nos, nas nossas Cruzes e nas nossas Luzes. Em toda a fraqueza há sempre uma forca. Essa forca e Ele, Ele e o Amor!
Ir a Cruz, colocar a cabeça nos Teus pés com a mesma humildade e entrega de outros tantos que já o fizeram, aqui em Taize! Todas as dúvidas e inquietações, agradecimentos e preces, nos Te confiamos também naquele momento Senhor, nas Tuas mãos colocamos a nossa vida!
Porque as duas noites “dormidas” na capela, foram algo de maravilhoso e inesquecível… Porque o Encontro todos os dias na Crypta as 7h30 da manha era a melhor forma de começar o dia! Porque e incrível, apercebermo-nos de como aqui, tudo e tão simples, e e desta simplicidade toda que surge a grandiosidade dos acontecimentos e das situações.
Porque, a última noite me deixou de rastos… Estava muito cansada, nessa noite tinha sido celebrada a Ressurreição de Cristo, e a minha vela tinha-se apagado cedo! Depois, deste grande acontecimento, houve uma cadeia de pequenas grandes coisas, um desenrolar que não mais tinha fim… tudo tão bem encadeado, que agora pensando bem, talvez não tenha passado de um simpls sonho! Estou a brincar… e claro que foi realidade, pura e doce realidade! E Quando me dirigi a Cruz, que estava no centro da Capela, no meio… o encontro com Deus talvez tenha sido o mais…profundo!
Porque não me lembro de alguma vez me arderem tanto os olhos, das lágrimas derramadas, a garganta, dos soluços dados, e dos arrepios passados… e no meio disto tudo, o brilho de felicidade nos olhos, e a alegria das palavras que ressoavam!
Ate já Taize! Porque vais receber-me outra vez, com quem foi e quer voltar, e com quem não pode ir, mas não quer perder a oportunidade de ir ai, nem que seja apenas uma vez!