domingo, 29 de junho de 2008

Algo "muito a frente"

"Em qualquer aventura,
O que importa é partir, não é chegar."
Miguel Torga

Aqui estou de chegada, nao importa se cansada... como Miguel Torga diz, importante e a partida, e EU FUI!
Este fim-de-semana deram-se varios acontecimentos importantissimos!

**Aconteceu em Lisboa o 24 XPTO, foram 24 horas repletas de acontecimentos, de encontros, de desafios, de possibilidades. Foram 24 horas Xpto, porque e algo “muito à frente”, e porque Xpto são algumas das letras da palavra Cristo em grego. Ou seja, foram 24 horas em que quem participou, no encontro com Cristo, pode encontrar-se consigo, e com tantos outros que quiseram ser Xpto.


** Houve uma grande FESTA DO ENCONTRO, no Valado dos Frades, onde estiveram presentes 26 varias meninas especiais, convidadas por Jesus, e tambem Luiza Andaluz (A fundadora da Congregacao das Servas de Nossa Senhora de Fatima)! Esta foi uma festa muito divertida, onde meninas entre os 10 e 11 anos jogaram diversos jogos, rezaram, cantaram...Viram um filme, fizeram um Peddy-paper, partilhando todas as tarefas, e seguindo Aquele que as convidou para a Sua festa! EU FUI ajudar a coordenar! Divertimo-nos e valeu a pena!!! Afinal, "Belo, belo, Jesus e belo, e Jesus faz bela a minha vida"...cantico que as meninas gostaram muito! Cheguei a casa, e ja tenho saudades das pestinhas...

"-Rita, ajuda-me! Tenho insonias e nao consigo dormir... Dormes comigo?"
"- Rita, nos nao temos sono e queremos fazer um directa, pode ser?"
" - Rita, das-me um comprimido para adormecer....nao consigo."
" - Rita, hoje podes dormir ao pe de nos?"
"- Oh Senhora simpatica, podes ajudar-nos? A partir de hoje chamamos-te Senhora Simpatica, es tao querida!"

Irma: Agora queriamos pedir-vos que assumissem um compromisso.
Mafalda: Ah! Eu nao quero ser freira!
Margarida:Dah! A Rita nao e freira e tem compromissos com a Igreja, e esta aqui com connosco!" :)

"- Irma, ja combinamos tudo! Para o ano queremos que a Rita venha, e vamos fazer todas pizza! Pode ser? Val la!"
"- A Rita em Agosto vai? Yes! Yupi! Entao tambem vou!"
"- Das-me um abracinho?"
Bem, que meninas queridas....mas algumas eram uma pestes autenticas! eheh
** Hoje fazem anos a Carolina (PARABENS!), e a Juliana (PARABENS!) :)

Queria por aqui umas fotos, mas a net esta sempre a cair....estao tao giras as fotos!

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Comunicado =)

Bom dia!
Depois de ter publicado o texto "O acabar> As saudades", de ter recebido palavras com tanta dedicacao de alguns leitores atentos , e de ter feito um grande erro ao esquecer-me de mencionar duas pessoas tambem queridas para mim (peco desculpa de novo prima Catarina e Nancy, mas sei que nao ficam tristes, e compreendem que apesar de nao estar la o vosso nome, pertencem ao conjunto de amigos que estao perto do meu coracao, e partilham alegrias em momentos concretos) e por isso decidi fazer uma breve resposta aos vossos comnetarios, neste respectivo texto!
Com dedicacao,
Ritinh@

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Dedicatoria...


"Falei-te sem querer
De coisas belas
Como quem abre janelas
Para lá do horizonte
(...)

Cresceu-te no peito um mar de prata
Como se eu fosse alguma vez isento
Como se eu fosse acaso
Alguma vez na vida a perfeição

Mas quando te contei coisas de mim
Daquelas coisas grandes cá de dentro
Caíste em ti no sonho do jardim
E fiz-te então amiga esta canção
(...)"

Pedro Barroso,
in Jardim dos Poetas

E verdade...cai em mim e percebi que ha mesmo pessoas unicas, especiais e maravilhosas que so equeceremos num momento inexistente. E com grande grande alegria que oico esta musica de Pedro Barroso. Este foi um ano mesmo grandioso, importantissimo! Sinto um privilegio gigantesco....

Simplesmente Grata...

Pequeninas grandes coisas


"Já não quero saber das grandes coisas e dos grandes planos, das grandes instituicoes e do grande êxito. Prefiro essas pequeninas, invisíveis forcas do amor humano que actuam de pessoa para pessoa, que rompem pelas fendas do mundo como finíssimas raízes ou minúsculas gotas de água que, se lhes derem tempo, farão em pedaços os mais pesados monumentos de orgulho."


William James

terça-feira, 17 de junho de 2008

Pequenas Grandes Coisas

Coisas pequenas têm grandes significados


Atribuo muita importância aos pequenos gestos, às pequenas coisas, às mais pequenas atitudes, às emoções mais simples, sobretudo porque a maioria das pessoas descura os "pormenores". Há quem aposte nas grandes manifestações de afecto, nos grandes feitos, esquecendo-se que isso só poderá ir mais além da exibição se surgir como consequência da reunião de pequenos gestos, da atenção despendida em cada pequena coisa (por mais insignificante que ela possa parecer). Admiro as pessoas que nunca descuram os pormenores, porque sei que aos poucos têm sucesso em tudo o que fazem, precisamente porque prestaram atenção às pequenas coisas.

Gosto quando me fazem surpresas - daquelas que a pessoa que a empreendeu não percebeu que o que aquilo teve de inesperado teve igualmente de bom. Ainda hoje guardo comigo o primeiro girassol que alguém me deu, num gesto que surgiu simplesmente sem qualquer motivo aparente. Ainda tenho algures uma citação escrita à pressa num guardanapo, pois olhando para aquele conjunto de palavras alguém pensou que eu haveria de gostar. Leio e releio, ao final de longas noites bem passadas, uma mensagem simples que apenas deseja bons sonhos. Ainda hoje guardo, no fundo da caixa das recordações, o bilhete de autocarro ou de comboio como recordação de viagens que, mesmo tendo terminado, continuam a decorrer através destes pedaços de cartão. Há filmes, em cuja sessão de cinema, gostei particularmente de uma boa piada da(s) pessoa(s) que estavam comigo e lembro-a de cada vez que pego nos bilhetes. Guardo as amostras de perfume que experimentámos no shopping para sentir a fragrância dessas incursões demoradas ao mundo dos aromas. Guardo todas as emoções numa caixinha situada no mais profundo de mim. Guardo aqueles abraços ternos. Guardo as nossas GRANDES conversas. Guardo aquela “cena de filme altamente encenada pelo realizador”...Guardo aquela sensação “Tou a ficar maluca!”.

Quando encontro uma camisola que já não é propriamente da cor que era nem do tamanho que antes me servia, no fundo da gaveta, volta o amor por aquela peça de vestuário porque ela testemunhou algo de importante. Quando alguém me oferece chocolates e outros doces, mais do que as calorias extra, conta o quanto de doce comportou aquele gesto simbólico. Quando sei que alguém foi visitar um lugar que desconheço, fico contentíssima quando, mesmo lá longe, essa pessoa se lembrou de me enviar um postal com umas palavras simpáticas a sintetizar a experiência e a prometer detalhes para mais tarde. Quando estou tranquila no meu canto e o telemóvel toca só para que eu possa ouvir uma música que gosto muito, experimento uma alegria breve que se prolonga mesmo depois da chamada terminar.

São estas pequenas grandes coisas que nos trazem até nós pedaços de momentos vividos com os outros, constituindo uma parte importante do arquivo biográfico do nosso percurso existencial.

… As grandes amizades provam-se nos pequenos gestos…

segunda-feira, 9 de junho de 2008

O acabar...> As saudades


O ano lectivo esta a acabar... nem parece verdade!

Motivos para estar feliz? Muitos
Motivos para ter saudades? Muitos
Motivos para agradecimentos? Muitos
Motivos para dedicatorias? Muitos
Motivos para escrever este texto? Muitos


Posso dizer que este ano foi um dos melhores que tive ate hoje, posso dizer que conheci pessoas magnificas, e ainda posso acrescentar que elas contribuiram bastante para o meu equilibrio vital!

Poderia mencionar imensos nomes, nomes esses que estao gravados no meu coracao, nomes esses que me recordam momentos importantes, nomes esses que se traduzem num sorriso de orelha a orelha!

Nomes que me lembram pessoas pela forma sincera como me abordaram, pela doçura das palavras com que me confortaram, pela forma insistente com que se preocuparam, pela presença constante na minha vida, pelo gosto que tem em estar comigo, pela forma desinteressada com que me chamam amiga, pelos abracos que me deram, pelos risos que me provocaram, pela forma como me surpreenderam, e pelos sonhos que me levaram a concretizar!

Mas um "muito obrigado" não seria o bastante, e isto é claro! Fica, então aqui, o meu agradecimento não agradecido para:

** Todos os meus amigos…os verdadeiros, os que restaram, os que me apoiaram, os que deram provas, os que me ligam, os que estão aqui do meu lado, os que merecem tão sentida homenagem…vocês!
** Pais e manos
** Andorinha
** Abelha
** fml
** ms
** Girassol
** Vitor Hugo
** Ricardo
** Andreia Natario
** Amoras
** Joana Ascensao
** Carol Ourique
** Ines Duarte
** Nisia Sofia
** Prima Joana
** Escuteiros S.Mamede
** Turma 10E
** Professores
** Escola Freiria
** snsf
** Coro Infanto Juvenil da Bord
** Grupo de teatro ATV
** Grupo Santiago de Compostela
** Fieis Companheiras de Retiros
** Aos leitores deste blogue

Peco desculpa se me esqueci de alguem que devesse aqui estar...
O que importa não é O QUE eu tenho na vida, mas QUEM eu tenho na vida...Por isso...Guardo todas as pessoas importantes da minha vida numa caixinha dentro do meu coração...

domingo, 8 de junho de 2008

PEQUENAS GRANDES COISAS


FAZER DE CADA MOMENTO UMA VIDA E DA VIDA UM ÚNICO MOMENTO, ISTO E FELICIDADE.

Um fósforo, na mão…
Pequeno mas tão importante!
Pequeno, insignificante,
Mas como ilumina,
Dissipando a escuridão!

Prometo HOJE E SEMPRE!


Prometo pela minha honra e com a graça de Deus fazer todos os possíveis por:
- Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria
- Auxiliar os meus semelhantes em todas as circunstâncias
- Obedecer a lei do Escuta


(isto foi o que prometi hoje, dia da minha promessa de PIONEIRA!)

“Sejamos Livres para escolher tudo o que nos torna mais saudáveis no corpo e no espírito”

Ser escuteiro...
Queria saber resumir numa frase o que para mim é ser escuteiro mas creio que é talvez como colocar um elefante dentro de uma garrafa... muito difícil...
Porquê? Porque ser escuteiro não se define, vive-se... é mais do que o preencher de tempos livres... é o viver constante de uma Promessa! É ACREDITAR que a primeira pessoa a prometer foi Jesus Cristo! Prometeu a Sua vida por nós... e deixou-nos um Mandamento: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei!” Ser escuteiro consiste nisto... amar o próximo e saber que em Cristo ele é meu irmão e merece todo o meu esforço! Ser escuteiro é de facto a melhor aventura que podemos viver ao longo da vida! Ate chegarmos à Terra Prometida! Ate ao dia em que Junto de Deus seremos de facto Homens Novos! Ser escuteiro é acreditar...é sorrir...caminhar...chorar...sofrer...e acima de tudo, Amar! É montar tenda num dia de chuva e acreditar que amanha vai estar sol! É ficar acordado junto da fogueira quando o que mais apetece é dormir... é acolher e partilhar... é perceber que os desafios são constantes! É viver na alegria de não ter morada permanente... ser escuteiro... é tudo aquilo que no fundo me faz acreditar que a vontade e a amizade estão acima de tudo!

“O Amor pode não fazer girar o mundo mas tenho de admitir que faz a viagem valer a pena” (Sean Connery)



Ser pioneiro e ter um lenço azul debruado e usá-lo…mais que por cima de uma camisa ou t-shirt usá-lo na vida. É fazer uso desse mar e céu entrelaçados no mundo à nossa volta e demonstrar a este o que nos faz únicos, imprescindíveis, ilimitados e importantes… É poder cobrir tudo o que existe à nossa volta com o que há de melhor em nós…construir e reconstruir, de não desanimar, de voltar a construir.


Pequenas grandes coisas>>> Pessoas que nos marcam para sempre>>>Pessoas unicas e maravilhosas>>> Pessoas com uma capacidade inscrivel para nos surpreender>>>Pessoas capazes de nos deixar a pensar que estamos a alucinar>>>Pessoas que nos deixam embascadas>>>Pessoas simples e grandes>>> Pessoas que levam um pouco de nos e deixam um pouco de si>>> Pessoas fundamentais para o nosso equilibrio vital>>>Alicerces da nossa vida>>>Pessoas fascinantes>>>> Pessoas que constroem castelos de emocoes>>> Pessoas que nos fazem acreditar>>> Pessoas que sao o maximo!!!

Pessoas que sao PESSOAS!!!!


Grata! *enquanto pensa melhor sobre o assunto!*

domingo, 1 de junho de 2008

Encontro Diocesano dos Adolescentes

De volta a casa, depois de um dia muito bom e ao mesmo tempo muito cansativo!
Hoje, foi o Encontro Diocesano dos Adolescentes na Escola Secundaria da Lourinha (uma escola que me deixou de boca aberta, por ser tão “organizada” e nova).
Partimos de S.Mamede da Ventosa cedo, e iniciamos a nossa viagem com a uma breve oração a Nossa Senhora, para que nos concedesse uma boa viagem.
Chegamos a Lourinha por volta das 9h30, onde já estão muitos grupos de toda a diocese de Lisboa. Eram quase mil jovens, todos com o mesmo Espírito… O Espírito Santo!
O tema so encontro era “Senhor dá-nos sempre desse pão!”. Depois de um breve acolhimento, em que ficamos a saber as paroquias presentes (Estavam lá o Valado, Turquel e Bombarral, ou seja, as meninas que conheci no retiro de Verão, ainda falei com a Irmã Luísa e a Irmã Célia que já não via há muito tempo…quase um ano!), demos inicio a Oração da Manha, onde cantamos alguns cânticos, lemos o Cântico de Daniel (O Louvor das Criaturas), a leitura Jo.20,20, que falava do envio, ou seja, quando nos sentimos enviados, há sempre um momento de medo, o desejo de recusar, de dizer “não sou capaz”. Mas temos que acreditar que se Jesus nos chama, jamais nos abandona! Somos enviados a levar Jesus aos outros, sabendo que não e a nossa sabedoria nem as nossas palavras, mas as d’Ele, que fizemos nossas. Depois das preces, acabamos o momento de oração com o Pai Nosso.
Por volta das 10h30 foi a distribuição das pessoas pelas actividades. Eu tinha-me inscrito para a Equipa de Evangelização de Rua, mas dentro desta grande equipa, ainda estavam incluídas por volta de 10 equipas, ou seja, equipas responsáveis por entregar desdobráveis sobre Jesus, abordar as pessoas que seguem na rua, convida-las para o concerto da tarde e para a missa, e conversar sobre Jesus e as razoes que as levam a ser, ou não católicas. O grupo onde calhei foi o roxo (apesar de pelo meio ter havido varias trocas, acabei por ficar no “destinado”), que se dirigiu para o centro comercial e centro da Lourinha, com o objectivo de abordar as pessoas, para que elas enviassem um email a Jesus, com uma prece, oração, agradecimento, etc.. Uauuuu..estava desejosa de ver a reacção das pessoas, que para mim era difícil de prever! Comecei por abordar quem estava no centro comercial, mas como este era pequeno e estava “as moscas”, decidi ir para as ruas... As primeiras pessoas tenho impressão que pensavam “-Esta rapariga não bate bem.” e olhavam de alto a baixo, arranjando a desculpa do TEMPO e da PRESSA, grandes inimigos que estão intrinsecamente ligados…
Depois da primeira meia hora a tentar “convencer “ o envio do email, la comecei a conseguir, pessoas de todas as idades e feitios, pessoa que me disseram que não acreditavam “em nada”, pessoas que não sabiam escrever “nessa maquina” e ditavam-me pedindo para que eu escrevesse, crianças que agradeciam por Jesus ser Amigo delas, adultos que esqueciam a pressa e deixavam que o tempo parasse por breves minutos… A pessoa que mais me marcou foi um senhor, que consegui convencer a ir la escrever, depois de ter lhe ter “pedido” varias vezes, e ele insistia que tinha o barbeiro marcado e não se podia atrasar, então fui com ele ao barbeiro num instante, avisar que o senhor ia chegar atrasado porque ia enviar um email a Jesus, e de adivinhar a cara dos clientes e do próprio barbeiro, quando vem entrar porta dentro uma adolescente super animada, a dizer que o outro senhor ia enviar um email a Jesus… Bem, depois la fui com o senhor ate ao computador, mas pelo caminho ele foi-me dizendo que não acreditava em Deus, e a contar episódios da sua vida, ao que eu fazia pequenos comentários que o deixavam a pensar… Depois de chegarmos ao computador, eu pedi-lhe para escrever e ele disse que não queria porque n sabia trabalhar com computadores, então sentei-me disposta a escrever o que ele me ditasse! Estava a ver que ia ser complicado.. Comecei a falar com ele, se queria agradecer alguma coisa, ou fazer alguma prece. Ao fim de um dialogo, acabei por escrever as ideias dele… e apercebi-me que a sua opinião tinha mudado completamente!!! Ele ate agradeceu a Deus, por os filhos terem saúde, e pediu para que quando morresse pudesse descansar em paz, no céu, ao pe da mulher que tinha morrido as 40 e ta anos…
Bem, a partir deste facto, estive a manha toda a levar pessoas ao portátil, umas 30… Mas nada como a imagem daquele senhor….
Depois do almoço foi o concerto da banda “Sal da Terra”, que mereceu muitos aplausos nossos, e nesta altura senti-me verdadeiramente estafada, pois fui aliciada para entrar no “comboio” que dava voltas ao pavilhão, e cantar, etc.
As 16h30, o ponto culminante deste dia: A Eucaristia! “Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as põe em pratica e como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; mas não caiu porque estava fundada sobre a rocha. Porem, todo aquele que escuta estas minhas palavras e não as põe em pratica poderá comparar-se ao insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se, e grande foi a ua ruína. (Evangelho Mateus 7, 21-27)”.
“Nada e por acaso”, e a homilia assentou-me que nem uma luva (uma vez que por vezes me custa olhar para a dura realidade, para as futilidades que nos são apresentadas)! Afinal..durante estas ultimas semanas, e mesmo durante o dia de hoje, deparei-me com situações que me “chocaram” verdadeiramente, talvez ate pessoas que me desiludiram, através do seu comportamento…
Afinal, o que nos torna felizes? Esta na voga ouvir dizer, que e feliz quem faz o que quer, quem transgride, quem toma uns copos, uma drogas e curte “all night long, estes SIM, são verdadeiramente felizes! Será assim? Claro que não!
Será que isto nos torna felizes? Não será antes uma ilusão? Não seremos, SIM, felizes se vivermos rectamente, seguindo o exemplo que Jesus nos deixou? Não seremos assim verdadeiramente LIVRES, uma vez que não estamos presos a nada capaz de provocar o mal que não nos liberta?
Depois, o Senhor Padre pediu para rezarmos por duas pessoas muito importantes, o nosso catequista e o nosso Prior, que nos ajudam a chegar a Deus. Ah, quanto a mim, esqueceu-se de pedir para rezarmos também pelo nosso Prof. de EMRC (imprescindível!), mas eu fiz a minha parte…
Durante a Eucaristia, foi-nos proposto que nos recordássemos de 3 pessoas, apenas 3 amigos que não estivessem lá e com quem nos quiséssemos tomar o Pão do Senhor, e que também elas fossem “atingidas” por este AMOR! Eu pedi pela M, S e A.
Assim, terminou este grande dia, com um grande aplauso para todos os que estiveram presentes!
Também eu me despeço, as horas já lá vão, e eu ainda tenho que preparar as apresentacoes orais desta semana! Quatro apresentações orais, dois testes, fora as outras actividades e coisas que me comprometi fazer
Decidi partilhar esta experiencia, para a proxima irao ainda mais jovens!
Beijinhos e uma boa semana